FLUXO
Bahia deve se consolidar como destino de cultura e ecoturismo
Pasta estadual de turismo planeja Carnaval com meses de antecedência

Por Rodrigo Tardio

A época é de crescimento no fluxo do turismo no Estado da Bahia. No verão de 2024-2025, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Setur-BA, o Estado recebeu mais de 9 milhões de visitantes, número recorde, o que supera as expectativas e consolida a Bahia como o destino mais procurado do verão no Brasil.
Leia Também:
O crescimento do turismo, na Bahia, mostra que o estado está no caminho de se consolidar não apenas como um destino de sol e praia, mas também de cultura, ecoturismo e alta qualidade de serviços, distribuindo os benefícios econômicos para além da capital e das cidades litorâneas mais conhecidas.
Carnaval
A Pasta planeja o Carnaval com meses de antecedência, realizando Roadshows em grandes cidades para agentes de viagens e promotores de turismo, divulgando a festa e os atrativos turísticos da Bahia.
Sendo assim a Setur criou o "Esperando o Carnaval da Bahia, uma realização de eventos culturais e musicais nas semanas que antecedem a festa, tanto em Salvador, quanto em importantes destinos do interior, como Lençóis, Itacaré e Porto Seguro.
Receptivo especializado
Ações de boas-vindas nos portões de entrada de Salvador, como aeroporto, rodoviária e porto, com atrações culturais, como: minitrio, percussão afro, dançarinos de frevo e afoxé como Filhos de Gandhy) para criar uma experiência de imersão imediata.
Agentes e guias de turismo são disponibilizados para oferecer informações seguras e precisas em diversos idiomas, como inglês, espanhol, japonês e até dialetos africanos.
Atuação em conjunto com a Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) para a viabilização técnica e financeira da festa, incluindo a celebração de convênios para projetos carnavalescos.
Chapada Diamantina (Ecoturismo e Aventura)
A Setur tem direcionado investimentos para a Chapada Diamantina. Um dos exemplos é a autorização para a construção do Terminal Turístico e Rodoviário da Chapada Diamantina, que funcionará como um hub para conectar e distribuir os turistas pelas diversas rotas da região.
Programas de qualificação profissional, como o "Avança Turismo Bahia", são estendidos para municípios como Lençóis e Mucugê, garantindo que a qualidade dos serviços de hospedagem e guiamento esteja alinhada com as expectativas do turista de ecoturismo.
Zona Turísticas
A Estrada do Chocolate (que liga Ilhéus a Uruçuca, passando por fazendas históricas) foi reconhecida como referência nacional em turismo sustentável. Isso promove a economia local e atrai um público interessado em gastronomia e história.
Vale do São Francisco (Enoturismo e Cânions)
A região tem sido promovida pelo seu potencial em enoturismo (produção de vinhos tropicais) e pelos atrativos de Paulo Afonso (Cânions do Rio São Francisco), diversificando a oferta de paisagens baianas. recebido apoio para potencializar o turismo internacional através de programas como o "Novas Rotas" da Embratur, com foco no patrimônio e na cultura afro-brasileira.
Diversificação de Segmentos
A interiorização é impulsionada pela promoção de segmentos que se encaixam nas características de cada região:
O fortalecimento de roteiros que incluem a visita a terreiros de candomblé e comunidades tradicionais, concentrados em Salvador, mas com ramificações importantes no Recôncavo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
