EXPANSÃO
Ampliação do Aeroporto de Feira de Santana avança e ganha licença
Novidade permitirá que o equipamento receba voos com capacidade de até 124 passageiros
Por Gabriela Araújo

O Aeroporto João Durval, localizado em Feira de Santana, ganhou licença ambiental para ampliar a pista de pouso de decolagem (PDD) em 300 metros, possibilitando a circulação de aeronaves com até 124 passageiros. A novidade foi anunciada pela prefeitura.
A expansão do equipamento aéreo é uma demanda antiga do setor empresarial e os primeiros passos começou a ser dado pelo governo da Bahia, em agosto de 2024, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou a desapropriação de uma área de 183 mil metros para a ação.
A licença foi concedida por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), no último sábado, 19. A medida mantém a validade da Licença de Operação anterior.
Leia Também:
O documento ainda prevê a adoção ações obrigatórias para mitigar os impactos ambientais e garantir a segurança operacional do equipamento, como:
- Implantação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO);
- Elaboração do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA);
- Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA);
- Monitoramento contínuo da qualidade do ar e de ruídos nas áreas próximas ao aeroporto;
- Levantamento da fauna avícola urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA);
- Plano de gestão de resíduos e monitoramento do lençol freático, com controle de possíveis contaminações;
- Inventário florestal e plano de restrição ao uso de aeronaves poluidoras.
Empresa responsável pela ampliação do Aeroporto
A expansão do equipamento aéreo é de responsabilidade do Consórcio ATL/Mozart, formado pelas empresas ATL Engenharia LTDA e Mozart Alemão Consultoria LTDA. O valor total da contratação é de R$ 8,2 milhões.
A expectativa é que a obra dure cerca de seis meses.
Atualmente, o Aeroporto João Durval Carneiro é utilizado apenas para táxi aéreo particular.
Estímulo a voos regionais
A Bahia vem retomando aos poucos o protagonismo na malha aérea após a escassez de voos sofrida causada pela crise sanitária da Covid-19. Em meio a ampliação da rota internacional, o estado se dedicará a abranger os voos regionais.
A novidade foi anunciada, no dia 8 deste mês, pelo secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar. Aos jornalistas, o gestor afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encomendou um estudo em três secretarias para criar um programa para incentivar e melhorar a conectividade aérea.
"Sabendo da importância dessa conectividade no desenvolvimento do turismo interno do estado, o governador Jerônimo Rodrigues encomendou à secretária do Turismo, à secretaria da Fazenda e à secretaria da Infraestrutura, um estudo para implementarmos um programa de estímulo à conectividade área regional", disse.
O Aeroporto João Durval está entre os equipamentos que pode fazer parte do novo programa estadual, que segue em discussão na Casa Civil do governo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes