CONECTIVIDADE AÉREA
Bahia terá programa de estímulo para voos regionais
Novidade foi anunciada pelo secretário de Turismo, Maurício Bacelar
Por Gabriela Araújo

A Bahia vem retomando aos poucos o protagonismo na malha aérea após a escassez de voos sofrida causada pela crise sanitária da Covid-19. Em meio a ampliação da rota internacional, o estado se dedicará a abranger os voos regionais.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 8, pelo secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar. Aos jornalistas, o gestor afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encomendou um estudo em três secretarias para criar um programa para incentivar e melhorar a conectividade aérea.
Sabendo da importância dessa conectividade no desenvolvimento do turismo interno do estado, o governador Jerônimo Rodrigues encomendou à secretária do Turismo, à secretaria da Fazenda e à secretaria da Infraestrutura, um estudo para implementarmos um programa de estímulo à conectividade área regional
A iniciativa, que deve aprimorar os voos regionais no estado, de acordo com o gestor, está avançando e se tornará uma proposta formal que buscará aprovação dos deputados estaduais.
“Esse estudo está pronto na Casa Civil do governador, sendo ultimato um projeto de lei a ser enviado para Assembleia Legislativa para estímulo à conectividade aérea regional”, afirmou Bacelar.
Leia Também:
Deste modo, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) vem investindo na ampliação dos aeroportos baianos. Um dos equipamentos que conta com o investimento estadual é o de Irecê, localizado no sertão baiano.
Ampliação de aeroportos na Bahia: destaque para Irecê
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, no dia 27 de junho, um decreto para a desapropriação de áreas que somam 1.063.128,080 m², no município de Irecê, sertão da Bahia.
De acordo com o documento, o espaço foi definido após estudos da Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT), ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
A ideia do governo estadual é que essa área desapropriada seja utilizada para o projeto de ampliação e recuperação do Aeroporto Nobelino Dourado, um pedido antigo da população de Irecê e que foi encampado por Jerônimo desde agosto de 2024.
Retomada dos voos internacionais: Salvador-Panamá com Copa Airlines
Salvador retomará os voos diretos para o Panamá, na América Central, a partir de 7 de janeiro de 2026.
A novidade possibilitará os baianos a se deslocarem para mais de 88 destinos em 32 países, sem a necessidade de fazer conexão em outro aeroporto.
A nova rota internacional, operada pela companhia Copa Airlines, ainda facilitará o acesso dos passageiros para os Estados Unidos, seja pegando um navio a partir da capital panamenha ou um novo voo.
“A Copa mantém um hub no aeroporto da capital panamenha, com conexões para os Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e diversos países latino-americanos. Isso significa que reabrimos a Bahia para turistas desses destinos, que terão mais facilidade para visitar o estado”, disse o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes