Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Após desfile dos caboclos, Lula integra cortejo do 2 de Julho

Presidente participa do ato após propor nacionalização da data

Por Fernando Valverde e Gabriela Araújo

02/07/2025 - 10:17 h | Atualizada em 02/07/2025 - 12:22
Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo -

Com palavras de ordens e anseio dos militantes, o presidente Lula (PT) se integrou ao desfile cívico do 2 de Julho, data em que marca a Independência do Brasil na Bahia. Por questões de segurança, o presidente embarcou no cortejo em frente ao Colégio Soledade, às 9h55 desta quarta.

Leia Também:

Acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da primeira-dama Janja e da comitiva estadual, o petista passeou pelas ruas da Soledade, em Salvador, em cima de uma caminhonete (Fiat Toro), modelo 4x4, que estampava as bandeiras do Brasil e da Bahia.

Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo | Foto: Joá Souza/GOVBA

A chegada do petista inflamou os ânimos dos militantes e emocionou parte do público que estava presente no cortejo. “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, entoavam alguns dos presentes.

Além de participar das festividades, Lula deu encaminhamento para o projeto de lei que busca tornar a data como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

Na proposta, que foi assinada por Lula ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores do estado, o presidente reconhece o apagamento histórico da data e dos heróis baianos,

"Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência", disse.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

caminhonete bandeiras Colégio Soledade cortejo Salvador desfile Independência Bahia Janja primeira-dama Jerônimo Rodrigues Lula 2 de Julho militantes Lula presidente cortejo Rui Costa ministro

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Play

Vídeo: arsenal de armas e munições é apreendido em destino turístico

Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Play

Exército celebra luta baiana com novo nome no Forte de São Pedro

Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Play

Protestos, vaias e mais: veja o que rolou no desfile do 2 de Julho

Presidente participa do ato pelo quarto ano consecutivo
Play

Polícia apreende drogas no centro dos Correios em Simões Filho

x