REDA
Educação indígena: Bahia convoca 70 professores para rede estadual
Chamamento foi anunciado pelo governador e tem caráter urgente

O governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), convocou 70 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para o cargo de Professor Indígena, em caráter emergencial, para atuação em escolas indígenas da rede estadual de ensino.
O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e representa a etapa final antes da contratação temporária dos profissionais.
A convocação contempla candidatos com resultado final homologado em junho de 2025. Conforme o edital, as contratações serão feitas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e terão duração de 36 meses, podendo ser prorrogadas por igual período, com carga horária de 20 horas semanais.
Em publicação nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a medida busca fortalecer a educação escolar indígena e valorizar os saberes ancestrais.
Publicamos hoje no Diário Oficial a convocação de mais 70 professores indígenas aprovados no REDA.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) January 29, 2026
Com essa chamada, já são 381 educadores indígenas convocados, fortalecendo a educação escolar indígena, valorizando os saberes ancestrais e garantindo mais inclusão e respeito às…
Documentação exigida
Para assumir o cargo, os profissionais deverão apresentar os documentos:
- que comprovem formação em licenciatura plena;
- licenciatura intercultural indígena;
- magistério indígena, conforme o enquadramento previsto no certame.
Os candidatos destinados às escolas indígenas também deverão apresentar autodeclaração de identidade étnica indígena e declaração de reconhecimento emitida por lideranças da comunidade onde a unidade escolar está localizada.
Leia Também:
Além disso, será exigida declaração do cacique da aldeia, atestando que o candidato possui conhecimento dos processos culturais, econômicos e educacionais próprios da comunidade.
Também serão exigidos os seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Número de conta corrente do Banco do Brasil;
- Comprovante de residência (original e cópia).
Os documentos digitalizados poderão ser enviados a partir desta quinta-feira até o dia 10 de fevereiro, por meio do e-mail ([email protected]), para análise preliminar.
Local de apresentação
Dentro do mesmo prazo, os convocados deverão comparecer às sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), com a documentação exigida, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
O candidato que não atender à convocação, na forma e no prazo estabelecidos, independentemente do motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na função temporária.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




