SALVADOR
Abrigo faz campanha para Mestre Lourimbau
Lar Três Corações, que acolhe o artista e outros 30 idosos, enfrenta desafios
Por Ian Peterson *
Após quase um ano desaparecido, o cantor, compositor e berimbauista Lourival Santos Araújo, o Mestre Lourimbau, foi localizado na semana passada em situação de cárcere privado. O idoso de 75 anos foi diagnosticado com demência leve e encaminhado para o Lar de Idosos Três Corações. Ele depende do uso contínuo de medicações para os problemas de ordem neurológica.
O Lar Três Corações, que acolhe o artista e outros 30 idosos, enfrenta desafios significativos e necessita do apoio generoso da comunidade para garantir o bem-estar dessas preciosas vidas. “Pode ser tanto em valor quanto em produto, estamos precisando de colchões, lençóis de cama, geladeira; as doações são muito bem-vindas”, destaca Aline Silva, idealizadora do projeto.
Aline reforça que as contribuições podem ser feitas em dinheiro ou em alimentos, roupas e outros itens essenciais. Ela enfatiza que pode mobilizar uma equipe para buscar os produtos na residência do doador. “Quem não puder trazer, nós vamos pegar”, explica ela. Atualmente, as principais necessidades de Mestre Lourimbau envolvem cuidados médicos, tratamento para demência e condições adequadas de vida.
De acordo com Aline, Lourimbau chegou ao Lar desnutrido e em condição precária de higiene, mas, após uma semana, o idoso já organizou a alimentação e a higienização. "Ele está se alimentando bem. Já fizemos contato com a rede do posto de saúde para ele passar por uma avaliação médica", esclarece ela. Ontem, Lourimbau estava esbanjando alegri, tocando o berimbau que recebeu de presente.
Emblemático
Natural do Alto do Peru, no largo do Tanque, em Salvador, Mestre Lourimbau é uma figura emblemática na cena musical da Bahia. A trajetória artística abrange diversas expressões, sendo reconhecido como cantor, compositor e, especialmente, um dos principais representantes na arte de fazer e tocar berimbaus.
Desde a juventude, ele participava ativamente de festivais instrumentais, deixando uma marca na sala principal do prestigioso Teatro Castro Alves (TCA). Além da carreira artística, ele compartilhou conhecimentos como professor, lecionando na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e no Conservatório Musical Souza Lima.
Lourimbau deixou marca também no cinema, contribuindo para a trilha sonora de notáveis curtas-metragens. Tem participação na composição das trilhas sonoras de Tocador de Ilusões’ (1997), dirigido por Lula Oliveira, e O Trampolim do Forte (2010), dirigido por Rodrigo Mattos.
Lar Três Corações
O abrigo foi criado em 2019 para atender idosos em situação de vulnerabilidade, sem referência familiar ou suporte financeiro. “Eu fazia comida para ofertar na rua e um dia me deparei com três idosos abandonados, daí o nome Três Corações”, explica Aline.
A instituição abriga em média 30 idosos, homens e mulheres. O abrigo busca não apenas suprir necessidades básicas, mas também promover o bem-estar emocional e social dos residentes, tornando-se uma referência na comunidade.
O sequestro
Segundo a Polícia Civil, Mestre Lourimbau foi encontrado em um imóvel no bairro Alto da Terezinha, região do Subúrbio Ferroviário, vítima de cárcere privado em condições precárias de subsistência, estelionato e apropriação de bens, por quase um ano.
Ainda segundo a polícia, o artista não foi a primeira vítima da mulher suspeita de cometer o sequestro.
Instituto Beneficente Lar Três Corações
Como Doar - Para conhecer o abrigo e fazer doações, entre em contato pelo telefone 71 3237-0354. As doações em dinheiro devem ser feitas no código Pix do CNPJ 45.611.594.0001/05. Produtos podem ser entregues na sede ou recolhidos no endereço do doador.
* Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes