SALVADOR
Bahia tem redução de 6% de homicídios em 2023, revela balanço
Dados foram divulgados nesta quarta-feira, pela Secretaria da Segurança Pública
Por Pevê Araújo e Osvaldo Barreto
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou na manhã desta quarta-feira, 10, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, o Balanço 2023 das Forças Estaduais de Segurança. De acordo com os dados apresentados pelo secretário Marcelo Werner, o estado reduziu o número de homicídios em 6% no ano passado.
No mesmo período, a inteligência da polícia localizou 33 líderes de facções criminosas que estavam foragidos da Justiça e integravam o baralho do crime. O reconhecimento facial realizou 678 apreensões, sendo 79 no carnaval e sete no festival Virada Salvador. Desde o lançamento da ferramenta, 1.253 pessoas foram presas.
"A gente teve uma diminuição total bruta de 6%, como eu tinha indicado anteriormente, e tivemos ali, mostramos a vocês, uma diminuição relativa de 6,3% nos homicídios, uma diminuição pequena em relação ao feminicídio, mas isso já não deixa de ser um avanço", diz o secretário Marcelo Werner.
O secretário destaca também que seis mil armas foram apreendidas, com destaque para os fuzis. O mesmo balanço revela que 12 toneladas de drogas foram apreendidas na Bahia. "Um número que eu gosto de destacar bastante, 18 laboratórios de drogas que foram desarmados. Articulados pelas forças de segurança em todo o estado, interrompendo o fluxo da distribuição da droga", acrescenta.
Bodycams
Werner aproveitou também para destacar que a utilização das câmeras corporais portáteis está prevista para começar na Bahia a partir de março deste ano. O contrato foi assinado no final de dezembro com um prazo para o fornecimento das primeiras 1.100 câmeras.
"Em relação as bodycams, a gente coloca aqui, porque sempre há um questionamento da imprensa em relação a isso, a licitação foi concluída em dezembro, assinamos o contrato no final de dezembro e já estamos aí se providenciando o saque desse contrato das primeiras 1.100 câmeras que tem um prazo contratual para ser entregue pela empresa, mas que a gente espera receber já a partir de março", revelou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes