TRANSTORNOS
Chuvas em Salvador: acompanhe como está a cidade
Falta de energia, explosão de postes, alagamentos, relâmpagos e trovoadas assustam moradores de Salvador e RMS
Por Da Redação
As fortes chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira, 20, estão gerando uma série de transtornos na capital baiana. Durante a tarde, ocorrências como alagamentos, queda de energia, explosão de postes e queda de árvores foram registradas em bairros da capital baiana.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia emitido um alerta para instabilidade do tempo e riscos de alagamento e deslizamentos de terra.
Queda de árvores
Até o momento, foram registradas quedas de árvores no Corredor da Vitória, Ladeira da Barra, Brotas e Estrada Velha de Periperi. Segundo a Secretaria de Manutenção (Seman), as esquipes estão em campo tentando resolver a situação.
Falta de energia
A estação Nova Lapa ficou sem energia por quase uma hora. O retorno está sendo gradativo. Segundo a administração do local, aconteceu o que definiram como uma "queda geral" no fornecimento.
O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães também ficou sem energia. As pistas de pouso e decolagem ficaram sem iluminação por mais de uma hora, o que contribuiu para que as aeronaves não conseguissem pousar ou decolar.
Em nota, a Vinci Aiport, empresa que administra o aeroporto, informou estar "concentrando todos os esforços para normalizar as operações aeroportuárias o mais rápido possível. Pedimos aos passageiros que entrem em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo para obter informações atualizadas sobre seus itinerários".
Explosão de postes
Ainda em Salvador, ao menos três postes explodiram em bairros diferentes na tarde desta quarta: Barra, Centro de Convenções e Boca do Rio.
Sobre as intercorrências envolvendo o fornecimento de energia elétrica, a Coelba informou que reforçou a contingente de equipes em campo para atender os chamados provocados pelas fortes chuvas, associadas a ventos de maior e descargas atmosféricas, que castigam Salvador e Região Metropolitana nesta quarta-feira.
"Em diversos pontos da capital, como na Barra e Águas Claras, há registros de vegetações e objetos projetados contra a rede elétrica, inclusive danificando postes e componentes elétricos. Devido às extensões dos danos motivados pelas condições climáticas adversas, a empresa seguirá atuando de maneira ininterrupta até o restabelecimento das ocorrências", disse.
A Neoenergia Coelba reforçou ainda que "somente os seus técnicos estão autorizados a intervir na rede elétrica. Para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem entrar em contato com a distribuidora por meio do número 116".
Suspensão nos transportes
Em virtude do temporal, o Plano Inclinado Liberdade-Calçada, teve seu fechamento antecipado em 1h devido à queda de energia. Já o Elevador Lacerda teve a operação suspensa por causa dos raios por volta das 17h30. A operação vai ser retomada assim que as condições climáticas permitirem.
A travessia Salvador- Mar Grande foi suspensa devido aos fortes ventos e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos, após recomendação da Capitania dos Portos.
Em atualização
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes