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Conheça detalhes do túnel subterrâneo que será construído em Salvador

Construção exclusiva para pedestres terá quase 1km e irá ligar o Campo da Pólvora ao Comércio

Publicado sexta-feira, 17 de março de 2023 às 09:53 h | Atualizado em 17/03/2023, 09:58 | Autor: Daniel Genonadio
A construção deve ter mais de 900 metros de extensão
A construção deve ter mais de 900 metros de extensão -

A construção de um túnel subterrâneo exclusivo para pedestres, que vai conectar o Campo da Pólvora, em Nazaré, próximo a Arena Fonte Nova, ao Taboão, no bairro do Comércio, próximo ao Plano Inclinado Gonçalves, dividiu opiniões entre a população de Salvador. 

Os detalhes do anteprojeto foram obtidos pelo Portal A TARDE. A construção deve ter mais de 900 metros de extensão e deve auxiliar a mobilidade urbana na região central da capital baiana. Inicialmente, o investimento previsto é de R$ 300 milhões, já aprovado pela Câmara Municipal de Salvador na quarta-feira, 15.  

>> Obra do túnel Nazaré/Comércio tem o apoio de Paulo Ormindo

Os detalhes fazem parte do resultado de anteprojeto realizado pela Sanehatem Consultoria e Projetos Ltda, empresa contratada pela gestão municipal para a elaboração de um diagnóstico urbanístico, paisagístico, patrimonial e de mobilidade urbana inicial ao desenvolvimento do projeto.

A empresa também ganhou licitação para o projeto executivo, que tem previsão de conclusão em quatro meses. De acordo com o Diário Oficial do Municíopio, a contratação aconteceu por R$ 5.787.365,80 (cinco milhões, setecentos e oitenta e sete mil trezentos e sessenta e cinco reais e oitenta centavos).

O projeto

Ainda em processo de desenvolvimento, o túnel subterrâneo exclusivo para pedestres tem como objetivo atender a demanda por deslocamentos gerada pelo complexo turístico do Pelourinho e de todo o Centro Antigo de Salvador. O túnel vai possibilitar o fluxo de 3 mil usuários por dia, com esteiras e estrutura de acessibilidade. 

Além de ligar o Campo da Pólvora ao Taboão, também é previsto um acesso intermediário na região da Baixa dos Sapateiros, onde deverá ser instalada uma escada rolante externa, fazendo a ligação entre a passagem subterrânea e o Largo do Pelourinho. 

O túnel, de mais de 900 metros de extensão, contará com esteiras rolantes de 50 metros e outras de 90 metros em cada sentido de deslocamento. Além disso, durante todo o percurso estão previstos painéis de publicidade.

  •  A construção deve ter 960 metros de extensão
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Também existe a preocupação com a segurança, algo que foi pontuado pela população após a divulgação do projeto. De acordo com o estudo, a ideia é permitir “que os pedestres transitem em segurança”, mesmo em algumas regiões consideradas perigosas. 

Um das extremidades do túnel levará até as proximidades do Elevador do Taboão, no Comércio. Um dos casarões da região, na Rua Guindaste dos Padres, será requalificado e servirá como um "edifício de apoio" para a operação da passagem subterrânea. O prédio terá espaço para café, lojas e locais de interação. 

A ideia é que o local seja a porta de entrada para um “boulevard”, uma área de trânsito preferencial de pedestres. No Boulevard constam projetos de iluminação, arborização e mobiliário. 

O relatório ainda previa a construção de um “Túnel B”, que ligaria a Estação da Lapa – entre o Vale dos Barris e o bairro do Tororó – ao Terminal da Barroquinha, com o objetivo de aprofundar a revitalização da área comercial. No entanto, esse segundo túnel foi descartado. 

Em conclusão enviada à Prefeitura de Salvador, a Sanehatem avaliou o projeto como viável e "com mais impactos positivos do que negativos" e ainda fez recomendações para que o processo de construções gere menores transtornos.  

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