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Dia do Consumidor: confira programação em Salvador
Data é comemorada nesta quarta-feira, 15, com ações em shoppings na capital baiana
Por Da Redação
O Dia do Consumidor, que será celebrado nesta quarta-feira, 15, terá uma série de atividades, nos principais shoppings centers de Salvador. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) também estruturou ações de fiscalização e orientação aos consumidores para o período.
No Shopping Bela Vista, localizado no Horto Bela Vista, vai acontecer um receptivo especial na entrada principal do shopping, das 9h às 12h, com distribuição gratuita de café, água mineral e água saborizada para os clientes. Em seguida, a equipe de animação do Bela entrará em ação com a Blitz do Dia do Consumidor e, com a ajuda de uma roleta, irão convidar os clientes a participarem da brincadeira e terem a chance de ganhar brindes exclusivos do Bela, como copos, ingressos de cinema, brownies e kit de beleza.
O público também poderá conferir os serviços gratuitos de massagens que serão oferecidos no espaço montado no piso L2, em frente ao elevador panorâmico. A estação contará com operações com massagem nos pés e relaxante. Ao longo do dia, o shopping ainda irá colocar 40 balões metálicos personalizados em carros espalhados pelo estacionamento escolhidos aleatoriamente. Os clientes presenteados com o balão serão surpreendidos com um brinde especial do Bela.
No Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves, os consumidores poderão conhecer as empreendedoras que avançaram para a segunda etapa do Salvador Capital Afro, uma iniciativa feita em parceria com a Prefeitura. No espaço, será possível ter contato com iniciativas voltadas para a beleza, moda, cultura, arte e turismo, feitas por protagonistas que fazem parte da indústria cultural e criativa da capital baiana. A ação também ocorre nesta quarta-feira, 15.
Já o Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves, terá uma semana com ofertas exclusivas para os consumidores, que será detalhada em breve nas redes sociais. A semana terá descontos de até 70%, entre os dias 15 a 23 deste mês.
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), também inicia as comemorações do Dia do Consumidor com atividades nos shoppings da cidade. A iniciativa tem como objetivo intensificar a fiscalização e orientar lojistas, vendedores e consumidores sobre os seus direitos e deveres, com base no Código de Defesa do Consumidor.
Além das atividades itinerantes, com distribuição de cartilhas e do CDC impresso e digital, a Codecon terá um balcão fixo no Salvador Shopping, funcionando até a próxima sexta-feira (18), das 9h às 22h, para sanar dúvidas referentes à legislação.
“O Dia do Consumidor é uma oportunidade para divulgar a importância da legislação de proteção ao consumidor e da necessidade de conscientização e fiscalização por parte dos órgãos competentes. É importante lembrar, também, que o trabalho não se limita a essa data. A Codecon está comprometida em garantir os direitos dos consumidores, durante todo o ano. Por isso, reforçamos a importância de denunciar práticas abusivas, para a construção de uma relação de consumo mais justa e transparente”, declarou o diretor-geral do órgão, Zilton Krüger Netto.
Para acessar os serviços da Codecon, o interessado deve se dirigir à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para (71) 3202-6270, usar o aplicativo Codecon Mobile, acessar a página do órgão no site www. codecon. salvador. ba. gov. br , no Instagram (@codecon_salvador) ou Facebook (CodeconSalvador). Além de orientações sobre o consumo, serão oferecidos serviços gratuitos como abertura de termo de reclamação e cálculos revisionais, que podem ser utilizados pelo consumidor em processos judiciais.
Sete dicas da Serasa para evitar golpes no Dia do Consumidor
1. Pesquise sobre a empresa
Confira os dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer transação online. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, de preferência, em sua página principal.
Além disso, conheça a reputação da empresa, para entender o que as pessoas andam falando sobre suas experiências. Também é possível pesquisar a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.
2. Fique de olho na certificação digital
Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.
3. Atente aos textos e mensagens
Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.
4. Fuja de promoções mirabolantes
Fique atento a mensagens agressivas, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”, que envolvam promoções mirabolantes e pouco prováveis. Avalie com calma e busque em sites semelhantes, pois preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.
5. Conecte-se em dispositivos seguros
Utilize WiFi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de internet. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas.
6. Peça indicações
Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet. Também vale a pena procurar experiências e depoimentos de consumidores nas redes sociais, a partir de hashtags e comentários nos perfis das marcas.
7. Guarde os comprovantes das compras
Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com os dados da transação. Esses documentos podem ser úteis no futuro para comprovar que realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.
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