MEIO AMBIENTE
Praia da Paciência ganha ação de limpeza para Festa de Iemanjá
Ação faz parte do projeto “O mar não está para plástico” em ação já há seis anos
Por Da Redação
A ação de limpeza da praia da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, nesta segunda-feira, 30, é um dos preparativos para a Festa de Iemanjá que comemora o centenário e o terceiro ano como patrimônio cultural imaterial de Salvador (Decreto Municipal no. 32.122) neste ano de 2023. O dia de Iemanjá é celebrado no dia 2 de fevereiro em vários Estados costeiros do país, sendo a maior festa em Salvador, em especial nas praias do Rio Vermelho.
“A cultura popular de um povo forte está na preservação da tradição que se mantém viva na raiz dos descendentes. Nosso objetivo é o fortalecimento da tradição, o despertar da conscientização e da Cultura Oceânica fazendo a reconexão entre mulher, homem e o Oceano de forma respeitosa e sustentável”, declara William Freitas presidente do Instituto REDEMAR que realiza essa ação com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e outros parceiros.
A ação faz parte do projeto “O mar não está para plástico”, em ação já há seis anos, o qual promove limpeza e conscientização nas praias de Salvador, coletado já neste período mais de cinco mil kg de plásticos, duas toneladas vidro, 600 mil guimbas de cigarro, entre outros resíduos sólidos.
Parte dos materiais coletados da limpeza da praia vão ser destinados para confecção de esculturas e os demais doados a uma cooperativa de materiais recicláveis.
Na quinta-feira, 2, o Instituto REDEMAR vai instalar pontos de coleta de lixo ao das praias e no circuito da Festa de Iemanjá. Os resíduos vão ser separados, contabilizados e vão ter destinação correta. Nos locais próximos aos ecopontos vão ser realizadas ainda sensibilização ambiental e orientação para os devotos e participantes da festa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes