INAUGURAÇÃO
Prefeitura de Salvador inaugura UPA Pediátrica no Vale dos Barris
UPA terá capacidade para atender 150 crianças por dia
Por Da Redação
A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira, 25, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica no Vale dos Barris, com capacidade para atender 150 crianças por dia. A nova unidade está interligada à UPA já existente no local e possui salas de estabilização, acolhimento e classificação de risco, medicação, dois leitos de observação e quatro consultórios. A UPA Pediátrica, que funcionará 24 horas a partir desta terça, recebeu um investimento de cerca de R$ 2 milhões.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância de criar uma estrutura exclusiva para atendimento pediátrico anexa à UPA de maior demanda em Salvador.
“Esse equipamento vem para ajudar milhares de pais e mães que sabem da dificuldade de conseguir um atendimento pediátrico. Às vezes você quer pagar uma consulta e não consegue. Aqui vamos oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas. Sabemos que a UPA dos Barris é a mais procurada da cidade. Agora, com atendimento especializado para as crianças, a procura será ainda maior”, disse. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 57.312 atendimentos médicos na UPA dos Barris.
Bruno Reis anunciou que, além da UPA Pediátrica inaugurada no Vale dos Barris, haverá em breve uma unidade semelhante no Hospital Maternidade e da Criança, cuja inauguração está prevista para este ano. “Essas duas UPAs vão dar assistência a toda a cidade. E com isso a gente vai ampliando a nossa rede. O governo federal preconiza a necessidade de uma UPA para cada 300 mil habitantes. Se a gente ficasse com os números do IBGE, precisaríamos somente de oito. Mas nós já temos 12. Porque o que vale para a gente é a procura das pessoas, a necessidade. E saúde não espera”, afirmou.
Leia mais:
>> Lula voltará a participar do 2 de Julho em Salvador
Com a nova UPA Pediátrica dos Barris, as crianças também serão protegidas de situações potencialmente traumáticas, como o contato inicial com vítimas de violência. “Estamos oferecendo um atendimento humanizado, cada vez melhor, onde as crianças possam chegar e não ter que ver e conviver com certas cenas”, explicou o chefe do Executivo municipal.
Presente à inauguração, a vice-prefeita Ana Paula Matos relatou o episódio que a motivou a sugerir a criação da UPA Pediátrica, quando ainda estava à frente da Secretaria de Saúde. “Muitas vezes, em situações graves, que precisam de uma resposta rápida, é para cá que trazem essas pessoas. Em um sábado à tarde, eu estava aqui e chegou uma pessoa ensanguentada procurando assistência e tinha uma criança muito assustada. Naquele dia, eu conversei com a equipe e vimos que havia um espaço na lateral, onde dava para construir outro prédio”, narrou.
O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, explicou que essa é a segunda UPA implantada com essa configuração pela gestão municipal. “Estamos entregando hoje a UPA Pediátrica Vale dos Barris totalmente equipada, com sala de estabilização, consultórios, sala de medicação, ou seja, toda a estrutura necessária para atender as demandas pediátricas da cidade. Essa é a segunda UPA nesse modelo; a primeira construída, mas na UPA do Marback adaptamos para criar um acesso independente para as crianças”, afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes