INAUGURAÇÃO
Prefeitura de Salvador inaugura UPA Pediátrica no Vale dos Barris
UPA terá capacidade para atender 150 crianças por dia
Por Da Redação

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira, 25, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica no Vale dos Barris, com capacidade para atender 150 crianças por dia. A nova unidade está interligada à UPA já existente no local e possui salas de estabilização, acolhimento e classificação de risco, medicação, dois leitos de observação e quatro consultórios. A UPA Pediátrica, que funcionará 24 horas a partir desta terça, recebeu um investimento de cerca de R$ 2 milhões.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância de criar uma estrutura exclusiva para atendimento pediátrico anexa à UPA de maior demanda em Salvador.
“Esse equipamento vem para ajudar milhares de pais e mães que sabem da dificuldade de conseguir um atendimento pediátrico. Às vezes você quer pagar uma consulta e não consegue. Aqui vamos oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas. Sabemos que a UPA dos Barris é a mais procurada da cidade. Agora, com atendimento especializado para as crianças, a procura será ainda maior”, disse. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 57.312 atendimentos médicos na UPA dos Barris.
![]](https://cdn.atarde.com.br/img/inline/1270000/724x0/Prefeitura-de-Salvador-inaugura-UPA-Pediatrica-no-0127595800202406251301-1.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2Finline%2F1270000%2FPrefeitura-de-Salvador-inaugura-UPA-Pediatrica-no-0127595800202406251301.jpg%3Fxid%3D6268657&xid=6268657)
Bruno Reis anunciou que, além da UPA Pediátrica inaugurada no Vale dos Barris, haverá em breve uma unidade semelhante no Hospital Maternidade e da Criança, cuja inauguração está prevista para este ano. “Essas duas UPAs vão dar assistência a toda a cidade. E com isso a gente vai ampliando a nossa rede. O governo federal preconiza a necessidade de uma UPA para cada 300 mil habitantes. Se a gente ficasse com os números do IBGE, precisaríamos somente de oito. Mas nós já temos 12. Porque o que vale para a gente é a procura das pessoas, a necessidade. E saúde não espera”, afirmou.
Leia mais:
>> Lula voltará a participar do 2 de Julho em Salvador
Com a nova UPA Pediátrica dos Barris, as crianças também serão protegidas de situações potencialmente traumáticas, como o contato inicial com vítimas de violência. “Estamos oferecendo um atendimento humanizado, cada vez melhor, onde as crianças possam chegar e não ter que ver e conviver com certas cenas”, explicou o chefe do Executivo municipal.
Presente à inauguração, a vice-prefeita Ana Paula Matos relatou o episódio que a motivou a sugerir a criação da UPA Pediátrica, quando ainda estava à frente da Secretaria de Saúde. “Muitas vezes, em situações graves, que precisam de uma resposta rápida, é para cá que trazem essas pessoas. Em um sábado à tarde, eu estava aqui e chegou uma pessoa ensanguentada procurando assistência e tinha uma criança muito assustada. Naquele dia, eu conversei com a equipe e vimos que havia um espaço na lateral, onde dava para construir outro prédio”, narrou.

O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, explicou que essa é a segunda UPA implantada com essa configuração pela gestão municipal. “Estamos entregando hoje a UPA Pediátrica Vale dos Barris totalmente equipada, com sala de estabilização, consultórios, sala de medicação, ou seja, toda a estrutura necessária para atender as demandas pediátricas da cidade. Essa é a segunda UPA nesse modelo; a primeira construída, mas na UPA do Marback adaptamos para criar um acesso independente para as crianças”, afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes