Presidiários espalham boato de rebelião na Lemos Brito | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Presidiários espalham boato de rebelião na Lemos Brito

Visitação no Complexo da Mata Escura é suspensa por causa de revista

Publicado quinta-feira, 15 de junho de 2023 às 12:27 h | Atualizado em 15/06/2023, 13:01 | Autor: Vinicius Rebouças e Redação
SEAP desmente boato de 'cadeia virada' por causa de guerra entre organizações criminosas
SEAP desmente boato de 'cadeia virada' por causa de guerra entre organizações criminosas -

A revista nas celas, que faz parte da rotina no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, ganhou proporções acima do normal na manhã desta quinta-feira, 15. Ganharam as redes sociais imagens de uma suposta manifestação em frente ao Módulo 2 da Penitenciária Lemos Brito em resposta ao procedimento.

Esposas e familiares dos internos estariam em protesto pela suspensão das visitas, decisão que teria sido motivada por uma rebelião. A cadeia teria 'virado' por causa da mistura de presos que integram organizações criminosas rivais.

Ao Portal Massa! a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) explicou que não há qualquer anormalidade no Complexo da Mata Escura e que as visitas foram suspensas por causa da revista nos módulos, seguindo o padrão institucional. Durante o procedimento, conforme a pasta, os presos indisciplinados tiveram que ser contidos pelo efetivo da Polícia Penal.

A SEAP disse ainda que a intervenção dos agentes motivou parte dos presos a entrar em contato com esposas e familiares pedindo para que divulgassem que havia sido iniciada uma rebelião no presídio. E reforçou que as revistas nas celas são feitas de forma periódica em busca de ilícitos que são escondidos pelo internos.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado disse ao Portal A TARDE que os presos do Módulo II do  Complexo disse que durante a noite de ontem, 14, presos "tensionaram" o pátio com salves, desrespeito, desobediência aos comandos verbais dos policiais penais, sendo necessário a utilização de material para a proteção dos mesmos e controle da situação. No entanto, não chegou a acontecer uma rebelião. 

As medidas restritivas, a exemplo da suspensão de visitas, foram tomadas para a garantia da segurança e retomada da normalidade de operação no local.

Publicações relacionadas