VEJA
'R6': saiba quem é o integrante do BDM preso em estádio de SP
Homem foi preso neste domingo durante partida entre o Bahia e o Palmeiras
Por Da Redação
Quando estava vendo a partida do time que é torcedor do Bahia, Rogério Barbosa da Silva Gois, conhecido chamado de R6 ou Ró, foi preso no estádio do Allianz Park. O suspeito é apontado como integrante da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), nascida no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro Mata Escura, em 2015.
Veja também:
>>>Liderança do BDM é presa em SP durante jogo entre Palmeiras e Bahia
>>>Bahia vacila, perde para o Palmeiras e sai do G-4
R6, de 26 anos, já era procurado pela Justiça e tem passagem por tráfico de drogas. Ele foi denunciado em abril do ano passado, pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) junto com outros 22 criminosos apontados pelo órgão como "vendedores, olheiros, entregadores e gerentes do tráfico de drogas", segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Localizado na região central de São Paulo, no estádio acontecia a partida entre o Tricolor de Aço e o time do Verdão, o Palmeiras. R6 pode ter começado no mundo do crime, como outros jovens, sendo ‘olheiro’. O ‘olheiro’ vigia a movimentação da PM e não descansam, chegando a ficar 24 horas de plantão. Por meio de aparelhos celulares, por exemplo, eles garantem a tranquilidade para a movimentação de drogas.
Assim como em profissões, no mundo do tráfico, os participantes sobem de ‘cargo’. Após a ocupação de ‘olheiro’, alguns passam a ser entregadores de drogas como cocaína e maconha. Em seguida, podem ser gerentes de tráfico, entre outras funções.
R6 foi preso após ser identificado pelo sistema de câmeras da PM. Agentes desconfiaram que ele fosse ver o jogo e organizaram um esquema para prendê-lo. Ele foi preso por policiais militares do 2° Batalhão de Choque do estado de São Paulo.
A facção criminosa que R6 é suspeito de fazer é muito conhecida em Salvador, e é suspeita até de transportar droga para o exterior pelo Porto da capital baiana. O BDM está entre uma das facções mais perigosas de Salvador. As outras são Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP), Ordem e Progresso (OP), A Tropa, Bonde de Ajeita e Katiara, que tem se enfraquecido ao longo dos anos, mas ainda atua através das redes sociais.
De onde surgiu o BDM?
O BDM surgiu no pavilhão V do Complexo Penitenciário da Mata Escura, liderada pelo assaltante de banco Zé de Lessa, morto em dezembro de 2019, no estado do Mato Grosso do Sul. O grupo é responsável por diversos crimes, e já ordenou toque de recolher e queima de ônibus no bairro da Boca do Rio, em 2017.
A facção nasceu como uma ramificação Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o Perna, hoje em liberdade condicional. Ele já ficou preso em duas unidades federais, nos estados do Paraná e Roraima. Seu filho foi executado em março deste ano com diversos disparos no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.
O Portal A TARDE entrou em contato com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-BA), mas não obteve retorno até a finalização desta matéria.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes