SAÚDE PÚBLICA
SMS e OPAS assinam cooperação técnica para combate de emergências
Ação começará com simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças como dengue e covid
Por Da Redação
A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) assinaram o Termo de Ajuste que permitirá acesso às tecnologias mais modernas e a implantação de serviços para combater emergências de saúde pública.
O documento foi assinado na segunda-feira, 5, em Brasília. A ação começará com simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças urbanas como a dengue, zika e chikungunya e também o vírus do covid.
A vice-prefeita e secretária da saúde de Salvador, Ana Paula Matos, disse que a motivação da parceria teve surgiu dos desafios de permitir acesso amplo e irrestrito às políticas públicas; e fazer isso de forma acolhedora e efetiva.
As ações frutos da cooperação estão alinhadas com o Ministério da Saúde no momento em que o órgão implanta o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses).
Também estiveram presentes durante o ato a assessora de Articulação Institucional e assessor técnico da SMS, Zaida Melo e Felipe Fagundes, respectivamente; João Victor Queiroz, chefe do Escritório de Cooperação Internacional de Salvador; Jarbas Barbosa da Silva Jr., diretor da OPAS; Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Leandro Pinheiro Safatle, diretor do Complexo Econômico-industrial da Saúde e de Inovação para o SUS; Pedro lvo Sebba Ramalho, diretor do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde e Elton Bernardo Bandeira, secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes