Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JUSTIÇA

TJBA nega recurso de pastores condenados pela morte de Lucas Terra

Defesa tenta reverter condenação de Fernando Aparecido dos Santos e Joel Miranda por crime cometido em 2001

Por Brenda Ferreira, Leo Moreira e Thiago Conceição

21/09/2023 - 19:16 h | Atualizada em 21/09/2023 - 20:57
Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores
Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores -

Um recurso da defesa dos pastores Fernando Aparecido dos Santos e Joel Miranda, condenados pela morte de Lucas Terra, foi negado pela 2ª Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em decisão anunciada nesta quinta-feira, 21.

Os advogados entraram com recurso para tentar reverter a condenação da dupla, decretada pelo Tribunal do Júri no dia 27 de abril deste ano. Na ocasião, o júri durou três dias consecutivos, com a escuta de quinze testemunhas, sendo cinco de acusação e dez de defesa (foram cinco da parte de Fernando e cinco da parte de Joel).

A tentativa da defesa de anular a condenação passava pelo pedido de troca da relatoria do caso. No entanto, o TJBA decidiu pela manutenção da desembargadora Nágila Brito.

"Em sessão de julgamento, realizada no dia 21/09/2023, a egrégia Segunda Turma da Segunda Câmara Criminal negou provimento ao agravo interno interposto pela Defesa dos Réus Fernando Aparecido da Silva e Joel Miranda, mantendo a relatoria da Desa. Nágila Brito em relação ao recurso de apelação interposto dos referidos acusados", destaca trecho da decisão do órgão.

Ao Portal A TARDE, o advogado de defesa dos pastores, Ricardo Paranhos, explicou o motivo do pedido de mudança na relatoria do caso. A defesa ainda alega que eles são inocentes.

"O que eles [pastores] buscam é que esse caso, tratando de forma genérica, retorne para a mão de um desembargador que julgou isso há muitos anos. Porém, no próprio regimento interno do Tribunal de Justiça, ele determina que após a criação de câmaras criminais fosse redistribuído os processos com nova relatoria" disse o advogado Ricardo Paranhos.

Com relação ao recurso de apelação feita pela defesa dos pastores, o TJBA informou que o mesmo está na secretaria da Segunda Câmara Criminal aguardando intimação de um representante do Ministério Público para a apresentação das contrarrazões.

Foram mais de 22 anos até o 'capítulo final' para a família de Marion Terra, que passou duas décadas em buscas de justiça e condenação dos algozes de seu filho. O crime foi cometido em março de 2001.

Naquele ano, Lucas Terra foi queimado vivo e teve o corpo abandonado em um terreno baldio de Salvador.

Alívio

A mãe de Lucas Terra, Marion Terra, afirma que a estratégia de mudar relator do caso é uma tentativa de evitar a prisão dos pastores, em tentativa de reverter um julgamento que teve ampla defesa e foi acompanhado por toda a sociedade baiana.

"Eles tiveram toda a ampla defesa desde o início, por nenhum momento foi cerceado o direito deles de se defenderem, mas eles querem tumultuar, para não serem presos. O que eu quero, de fato, como mãe, é que eles sejam presos. Nós esperamos 22 anos. Na realidade, quem acabou presa [durante os anos de processo] foi a minha família. Meu esposo, eu e meus filhos. Hoje, o que nós queremos é que eles vão para a cadeia o mais rápido possível", disse.

O irmão do jovem, Carlos Terra, acrescenta que os pastores foram condenados pela Justiça com base em provas. E que a dupla chegou a tentar intimidar e induzir testemunhas de acusação do caso.

"Eles fugiram, tentaram induzir testemunhas, intimidá-las a não testemunhar contra eles. São pedófilos e assassinos que foram condenados por um júri popular. A gente luta para que eles não fiquem [caminhando] livremente pela rua, no meio da sociedade, tentando manipular não só a opinião pública, como também a decisão dos digníssimos desembargadores da Bahia. Então é isso que a gente pede, que seja encerrado imediatamente isso [o caso], que seja pedida a prisão e que eles paguem pelo crime que cometeram", conclui.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Caso Lucas Terra Lucas Terra pastores recurso TJBA

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Mãe de Lucas Terra quer prisão imediata de pastores
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA