Transalvador retoma operação no entorno de escolas da capital | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Transalvador retoma operação no entorno de escolas da capital

Ação busca orientar os motoristas para melhorar o fluxo do trânsito e prevê ações em pelo menos 20 áreas

Publicado quarta-feira, 06 de julho de 2022 às 06:00 h | Autor: Iamany Santos*
Agentes fizeram a distribuição de panfletos educativos em frente ao Colégio Antônio Vieira, na avenida Leovigildo Filgueiras, no Garcia
Agentes fizeram a distribuição de panfletos educativos em frente ao Colégio Antônio Vieira, na avenida Leovigildo Filgueiras, no Garcia -

Como de costume, o retorno às aulas contribuiu para o aumento do tráfego em torno das escolas. A Transalvador retomou, ontem, a operação ‘Volta às Aulas’ e realizou a distribuição de panfletos educativos em frente ao Colégio Antônio Vieira, na Avenida Leovigildo Filgueiras, no Garcia. A ação segue até o próximo dia 14 em instituições públicas e privadas.

Os pais relatam que o trânsito estava movimentado como sempre, mas, segundo a Transalvador, o tráfego estava organizado. Para o segundo semestre, a Transalvador prevê a realização de programas educativos em pelo menos 20 escolas de Salvador.

Segundo o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, a autarquia vem realizando atividades de conscientização desde o início do ano. São 40 agentes de trânsito voltados para a fiscalização das infrações e 12 realizando trabalhos educativos com os motoristas. 

Apesar de intenso, o fluxo do trânsito foi tranquilo no primeiro dia de operação. “Nós conseguimos administrar o trânsito hoje de duas formas: com a educação no trânsito e a fiscalização. Isso tem refletido muito no trânsito da cidade e cada vez mais percebemos mais fluidez”, afirma o gestor.

O aumento no fluxo é encarado como inevitável por alguns pais que, apesar disso, também observaram uma melhora no tráfego. É o caso de Jader Santos, que foi levar sua filha para o primeiro dia de aula no Colégio Antônio Vieira. “Normalmente é cheio pela manhã e meio-dia. Nunca peguei um dia tranquilo. Há mais de 10 anos que levo minha filha mais velha para a escola, e não tem jeito”, afirma. Ele também pontua que a presença dos agentes da Transalvador ajuda a organizar o tráfego. “Eles dão disciplina ao trânsito e isso ajuda para que as pessoas respeitem e não ultrapassem ou furem a fila. Nesse sentido, acho que organizou, apesar do tráfego intenso”, diz Jader.

As infrações observadas pela Transalvador incluem a não formação de fila dupla e a condução sem o uso do cinto de segurança - não só pelo motorista mas também pelos passageiros - que são consideradas infrações graves. Consideradas infrações gravíssimas, o transporte de crianças sem observância das normas de segurança estabelecidas (como o uso de cadeirinha para crianças de até 4 anos) e o uso do celular enquanto dirige, também são infrações fiscalizadas pelos agentes de trânsito. Bem como infrações leves, como o uso excessivo da buzina. 

Para melhor orientar os pais, os agentes de educação no trânsito costumam listar uma série de ações que os pais podem tomar para evitar os congestionamentos. “Para melhor fluidez do trânsito é indicado nunca chegar com tanta antecedência às escolas. Dessa forma evita-se a formação daquelas filas. Evitar as filas duplas ou triplas também é importante porque isso prejudica não só o trânsito da região, mas também o deslocamento”, explica Marcus Passos. É aconselhado que as crianças sejam deixadas em locais mais seguros como os semáforos e a faixa de pedestres.

A orientação das crianças também faz parte do processo educativo que reflete na qualidade do trânsito. Para isso, a Transalvador realiza o programa Cidadão no Trânsito que, neste segundo semestre, pode atingir cerca de 1500 alunos. “Todo tipo de educação é válida justamente. Com certeza, os alunos também têm que tomar essa consciência”, pontua Jader. 

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Publicações relacionadas