Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Conferência discute implementação de políticas entre África e Américas

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas trará discussões que envolvem o pan-africanismo, memórias, restituição, reparação e reconstrução

Por Carla Melo

29/08/2024 - 14:17 h
Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador
Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador -

Com a presença de ministros, lideranças africanas e americanas, especialistas, pesquisadores, personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, uma parceria entre o Governo do Togo, o Governo federal e o Governo do Estado da Bahia deu início nesta quinta-feira, 29, à 6ª Conferência da Diáspora Africana nas Américas, em Salvador.

Durante três dias, o evento trará discussões que envolvem o pan-africanismo, memórias, restituição, reparação e reconstrução, e principalmente sobre o papel e a construção de políticas públicas que envolvem o Brasil e as comunidades de países africanos.

Na abertura, realizada nesta quinta-feira, 29, estiveram presentes na mesa de abertura da conferência o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, a ministra de Cultura Margareth Menezes, a ministra de Igualdade Racial Anielle Franco, o representante de Relações Internacionais do Togo Robert Dussey, a secretária da Promoção de Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, o reitor da UFBA, Paulo Miguez e o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte.

Leia também

>> Bahia tem tradição de reunir diáspora africana, diz Ângela Guimarães
>> Agenda da igualdade passa por respeito e dignidade, diz Anielle Franco

Reforçando a peça fundamental do evento que é a união das diásporas continentais, o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse que a conferência preparatória para a realização 9º Congresso Pan-Africano, que acontecerá nos dias 29 de outubro e 2 de novembro, vai abordar temáticas que perpassam a política de memória do colonialismo, a memória da escravidão e do tráfego transatlântico de pessoas escravizadas para a construção de um afrofuturismo para o mundo através da ressignificação.

“Esse evento de ressignificação, de reconfiguração da nossa nação de humanidade, para que nós, filhos da diáspora, possamos fazer parte dessa humanidade, e nós possamos construir um parâmetro de humanidade que foi feito justamente negando a nossa condição. Não operar a governança global sem a participação dos países da diáspora. Porque é uma governança global que não circula é uma governança global que se abre para o facismo”, disse o ministro.

ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida
ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida | Foto: Mila Souza/ Ag. A TARDE

A ministra de Igualdade Racial Anielle Franco disse que a conferência também será uma porta aberta para a construção de políticas públicas afrocentradas, e que a pauta é um tema central do governo

“A gente está aqui na Bahia hoje, e fazendo concretamente a parte de política que a gente pensou ano passado, com editais, com bolsas de estudos, com acesso à oferta, com a questão do dólar, com a empregabilidade. Quando a gente fala sobre política pública, trazendo os três ministérios que estão aqui, a gente precisa falar sobre transversalidade. Um evento como esse, que a gente vai ter a sociedade, vai ter escutas, e que no final a gente tem esse documento, através dessa parceria com governos internacionais para um passo concreto para que a gente possa ter essa harmonia e busca internacionais”, completou ela.

ministra de Igualdade Racial Anielle Franco
ministra de Igualdade Racial Anielle Franco | Foto: Mila Souza/ Ag. A TARDE

Margareth Menezes, ministra da Cultura, ressaltou o papel da cultura como ferramenta para reforçar o objetivo da conferência, e a importância da representação de pessoas negras em posições de poder no Brasil e no mundo.

“É uma das ferramentas que o povo negro conseguiu para se preservar, preservar a memória, preservar a história, preservar a religião, inclusive nas religiões de matriz africana, se hoje nós temos aqui possibilidades de conhecer um pouco da nossa história, tem muito a ver com essa preservação que foram memórias guardadas. Esse evento reforça o que já começamos a fazer para trazer pessoas negras, pessoas representativas para lugares de poder. Ainda é pouco para o que queremos, que precisamos, pela própria presença de pessoas negras a procedentes da totalidade da população brasileira, especialmente na nossa terra Bahia. Precisamos parar de nos assombrar com pessoas negras em locais de poder”, complementou a ministra.

Ministra da Cultura Margareth Menezes
Ministra da Cultura Margareth Menezes | Foto: Mila Souza/ Ag. A TARDE

A Conferência da Diáspora Africana das Américas acontece entre os dias 29 e 31 de agosto e reúne lideranças de países africanos e das américas, além de diplomatas e representantes de organizações internacionais e regionais, como a União Africana. Pela primeira vez, Brasil foi escolhido para o sediar o evento por possuir a maior população negra fora da África.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Africa Bahia Conferência da diáspora africana nas américas pan-africanismo reparação Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador
Play

“Medo”; relata ialorixá que afirma ter terreiro invadido em Sussuarana

Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador
Play

Van que levava pacientes de Sapeaçu para Humildes pega fogo

Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador
Play

Vídeo: incêndio de grandes proporções destrói loja em Valença

Conferência foi realizada na Reitoria da UFBA, em Salvador
Play

Vídeo: Professora é aclamada após acertar tema da redação do Enem

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA