Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUZ DO SABER

Equipe vencedora do Festival Sesi busca nova conquista

Depois de desenvolver lanterna à base de água salgada, a aposta desse ano é mantida sob sigilo

Alan Rodrigues

Por Alan Rodrigues

10/12/2025 - 13:47 h
Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência.
Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência. -

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. A frase de Albert Einstein resume o sentimento dos estudantes que descobrem na ciência um mundo de possibilidades e a expansão dos próprios horizontes.

É o caso de Ester, de 15 anos, aluna da escola Comendador Bernardo Martins Catarino, o conhecido Sesi Itapagipe. Quando criança, Ester assistia “Escola de gênios” na TV Cultura. Na rede Sesi, foi estimulada e encontrou as condições para desenvolver pesquisas científicas e o resultado foi o melhor possível.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ester ingressou na equipe Chronos em 2023 e já no ano passado, conquistou, junto com seus colegas de time, o primeiro lugar no Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), na categoria projeto de inovação.

O projeto campeão foi o ‘Red Lamp’, ou como o nome diz, lâmpada vermelha. Trata-se de uma lanterna para uso de biólogos marinhos na “tartarugada”, caminhada feita pelos pontos de desova na Praia do Forte para procurar tartarugas novas ou novos ovos deixados pelas tartarugas-fêmeas.

Nesse processo não é possível usar luz branca, que desorienta as tartarugas-marinhas, e as baterias usadas nas lanternas convencionais descarregavam em 3 horas, prejudicando o trabalho dos biólogos.

A equipe Chronos, então, desenvolveu uma lanterna com reação ‘Redox’. A partir da água salgada armazenada em garrafas pet, a reação química provoca uma luz que dura 72 horas. As garrafas são revestidas com fitas vermelhas e assim, não perturbam as tartarugas.

A vitória no Festival Sesi regional levou a equipe à etapa nacional, em Brasília, onde conquistou o 2o lugar. Este ano, a Chronos se prepara para concorrer na área de logística, mas o projeto está sendo guardado a sete chaves.

Diferencial

A segunda edição do Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, por meio da Escola SESI, o evento tem entrada gratuita e atrações para toda a família.

Para Fernando Moutinho, gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia e coordenador do festival, o modelo educacional do Sesi, associado não só ao ensino, mas à prática científica, é um diferencial.

“A proposta do Sesi é de formação integral, prepara para a universidade mas também forma para a área de ciência e tecnologia”, afirma Moutinho, que destaca a estrutura ‘sui generis’ oferecida aos alunos através do Microsoft Education, com salas temáticas que estimulam o protagonismo do estudante.

Em 2024 o festival reuniu mais de 2 mil visitantes e contou com a presença da secretária de educação, Rowenna Brito e teve a participação de 14 estados além da Bahia, com estudantes de 93 municípios, de escolas públicas e privadas e ainda institutos federais de educação.

Leia Também:

Durante o festival ocorrem a Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), com participação de 6 países (Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai) e o Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League (FLL).

O evento também busca difundir o conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) como eixo integrador de competências essenciais, entre elas pensamento crítico, solução de problemas, criatividade, inovação, comunicação e colaboração.

“Este festival é uma contribuição fundamental do SESI Bahia para o nosso estado, com o objetivo de demonstrar à sociedade uma mensagem muito forte sobre a capacidade empreendedora e a aptidão dos nossos alunos para a produção científica dentro da sala de aula. Pela primeira vez, teremos a honra de receber escolas de outros países, o que configura nosso evento como internacional, além de escolas públicas do nosso estado e unidades de outras regiões do país. Este reconhecimento é crucial para a redução da evasão escolar nos ensinos Fundamental II e Médio”, defende Armando da Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia.

Cubo mágico e cosplay

Para movimentar ao máximo a programação do fim de semana, neste ano as atividades acontecem das 9h às 18h, tanto na sexta-feira, 12, quanto no sábado, 13. Com uma proposta ampliada, esta edição reunirá feira de iniciação científica, torneios de robótica e cubo mágico, laboratório de ciência interativa, oficinas, espaço kids, jogos de tabuleiro, além de apresentações culturais e novidades como o concurso de cosplay, que promete animar o público e aproximar ainda mais a ciência do universo da criatividade.

A retirada gratuita de ingressos pode ser feita pelo Sympla ou diretamente no local. O evento também contará com estacionamento e translado gratuitos na AABB, em Piatã, de onde uma van fará o transporte até a porta da Escola SESI Djalma Pessoa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ciência Educação Festival Sesi inovação tecnologia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência.
Play

Polícia ocupa Recôncavo baiano em ação contra facção e apreende arsenal de guerra

Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência.
Play

Engarrafamento tira paciência de motoristas na Linha Verde

Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência.
Play

Plantação gigante de maconha é encontrada por drone na Bahia

Equipe \chronos, ao lado da equipe Kairos, competidores unidos pela ciência.
Play

Caso Thaila: mãe presta depoimento e revela que filha pediu Pix

x