Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JUSTIÇA

Esmeralda Bahia de 380 kg: entenda disputa judicial de R$ 2,3 bilhões

Repatriação da pedra preciosa ao Brasil não está em 'capítulo final'

Por Redação

22/11/2024 - 23:16 h | Atualizada em 22/11/2024 - 23:27
Esmeralda Bahia
Esmeralda Bahia -

A Justiça dos Estados Unidos decidiu pela repatriação da Esmeralda Bahia ao Brasil. A sentença foi proferida na quinta-feira, 21, pelo juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, que concordou com a posição das autoridades brasileiras de que a pedra preciosa foi extraída e exportada de forma ilícita, conforme sentença do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A decisão final deverá ser protocolada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos até 6 de dezembro. A pedra preciosa é avaliada em R$ 2,3 bilhões.

O caso é fruto de uma articulação jurídica que envolve o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF). Desde 2015, as instituições atuam em cooperação com o Judiciário estadunidense para garantir o retorno da pedra ao Brasil.

A repatriação, porém, está sujeita a recurso, o que pode atrasar a execução da decisão. Até o momento, a esmeralda permanece sob custódia da Polícia de Los Angeles, na Califórnia.

Processo judicial

O MJSP atuou no caso por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), que ficou responsável pela análise e pelo encaminhamento do pedido brasileiro ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos para os devidos trâmites.

Além disso, o DRCI atuou diretamente para viabilizar a judicialização do caso e conduziu interlocuções com o Departamento de Justiça estadunidense com o objetivo de sensibilizar as autoridades sobre o valor museológico da pedra.

A AGU colaborou com a contratação de um escritório de advocacia nos Estados Unidos, o que ajudou no processo da obtenção de decisão favorável ao Brasil.

A pedra segue sendo objeto de disputas judiciais, mas a sentença atual é vista como um marco na cooperação jurídica entre Brasil e Estados Unidos. Por ser considerado um tesouro nacional, o Brasil pretende exibir a Esmeralda Bahia em um museu nacional.

Esmeralda Bahia

A Esmeralda Bahia, que é uma das maiores esmeraldas já descobertas no mundo, foi encontrada em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, pesando aproximadamente 380 kg. A pedra foi retirada do Brasil sem autorização e, posteriormente, enviada aos Estados Unidos com documentos falsificados.

Em 2017, a Justiça Federal em Campinas (SP) condenou dois acusados de envolvimento no caso e declarou a pedra como patrimônio da União. Com a decisão, foi expedido pela justiça brasileira mandado de busca e apreensão para a repatriação do minério. Desde então, o governo brasileiro tem atuado junto às instituições dos EUA para que a decisão seja cumprida conforme pedido de cooperação jurídica internacional.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil Esmeralda Bahia estados unidos justiça

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Esmeralda Bahia
Play

Vídeo: funcionários ficam soterrados após parte de obra cair em Pojuca

Esmeralda Bahia
Play

Homicidas de Salvador são alvos de operação em vários bairros

Esmeralda Bahia
Play

Incêndio atinge supermercado em Praia do Forte; veja vídeo

Esmeralda Bahia
Play

Vídeo: incêndio atinge área de mata em condomínio de Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA