SERRA DA CARNAÍBA
Esmeralda baiana vai a leilão com lance inicial de R$ 100 milhões
Pedra preciosa se trata de uma canga de esmeralda, uma estrutura raríssima de se encontrar
Por Isabela Cardoso

Uma esmeralda de 92,5 kg encontrada na região da Serra da Carnaíba, na Bahia, será leiloada no próximo mês, com lance inicial de R$ 100 milhões. A pedra preciosa se trata de uma canga de esmeralda, uma estrutura raríssima de se encontrar na natureza.
Segundo a empresa Bid Leilão, responsável pela venda, é um conjunto de pedras brutas unidas com abundância de cristais em formato de hexágono do tipo esmeralda.
Chamada de "Pequena Notável", a pedra preciosa ganhou esse nome em homenagem a Carmen Miranda, que tinha esse apelido devido a sua baixa estatura. Assim como a artista, a pedra é pequena, mede 68 cm x 43 cm x 40 cm, mas tem muitos cristais do tipo esmeralda.
De acordo com a empresa, a pedra preciosa foi adquirida pela firma de um empresário carioca do setor de metalurgia, colecionador e investidor de ativos minerais, em agosto de 2024. Quase um ano após a compra, ele decidiu leiloar a esmeralda.
O leilão vai acontecer em 8 de agosto, de forma online, e a pedra pode ser vista no site da empresa ou em uma visita agendada no Rio de Janeiro.
Leia Também:
Pedra esmeralda
A Esmeralda foi descoberta e explorada pela primeira vez no Egito antigo por volta de 330 anos antes de Cristo. Quanto mais intenso e translúcido é seu tom de verde, maior o valor comercial.
A esmeralda está entre as quatro pedras mais preciosas do mundo, juntamente com rubi, diamante e safira. Brasil, Colômbia e Zâmbia são os principais produtores.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes