Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

RECOMENDAÇÃO

Estudante autista deve ser reintegrado ao curso de medicina, diz MP

Diego Reis Martins deve passar por avaliações e auxílio de profissionais da instituição

Da Redação
Por Da Redação
A Uneb se comprometeu a realizar medidas de reaproximação do estudante
A Uneb se comprometeu a realizar medidas de reaproximação do estudante - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) deve fazer ajuste para promover a reintegração de um estudante com espectro autista no curso de medicina na instituição de ensino em um prazo de 30 dias, assim recomendou o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio da promotora de Justiça Adelina de Carvalho, durante uma audiência do órgão.

Segundo o MP, a medida deve ser realizada a partir de uma avaliação psicopedagógica, que será promovida pelo Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba) ou uma instituição especializada. A partir disso, deverá ser emitido um relatório permanente avaliando as habilidades do estudante Diego Reis Martins. Segundo o MP, essa etapa deve ser realizada por um profissional especialista em superdotação e altas habilidades e por um profissional neuropsiquiatra junto a uma clínica indicada pelo órgão ou uma instituição médica habilitada.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

As professoras do Núcleo de Educação Especial da Uneb (Nede) serão responsáveis na adoção das medidas para a reaproximação do estudante com os componentes curriculares do curso. Segundo o MP, a Uneb se comprometeu também a marcar reunião com Diego e sua mãe para apresentar-lhes duas monitoras apoiadoras do curso de pedagogia, para auxiliar o estudante nas suas atividades na Universidade.

Durante a reunião , a promotora informou ainda que encaminhará ofício ao Conselho Estadual de Educação da Bahia, solicitando informações a respeito do ofício-consulta encaminhado pela Uneb, sobre “orientação aos cursos superiores da área de Saúde, quanto ao processo admissional e quanto à ‘flexibilização curricular’ para estudantes com necessidades especiais”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Autismo Educação ensino superior Inclusão Saúde

Relacionadas

Mais lidas