Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

BARRO PRETO

Ex-gerente dos Correios é condenado por desvio em agência na Bahia

Servidor usou mais de R$ 11 mil do caixa da unidade para pagar despesas pessoais

Redação
Por Redação
Ex-gerente dos Correios terá que devolver valor subtraído de caixa de agência
Ex-gerente dos Correios terá que devolver valor subtraído de caixa de agência - Foto: Divulgação | Correios

Um ex-gerente e tesoureiro de uma agência dos Correios de Barro Preto, município do Litoral Sul da Bahia, foi condenado pela Justiça Federal por ato de improbidade administrativa, após ação civil pública (ACP), proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).

Leia também

>> Ex-prefeito já falecido de cidade baiana é condenado pela Justiça
>> PF deflagra operação em combate à mineração ilegal de ouro na BA

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a ACP, o servidor usou mais de R$ 11 mil do caixa da unidade para pagar aluguéis, contas de consumo e tratamento médico.

O caso foi descoberto durante apuração, em um procedimento administrativo disciplinar (PAD), que revelou o desfalque no caixa de retaguarda – um espaço de apoio, segurança e reserva para o caixa principal. Inicialmente, o réu atribuiu a falta de recursos a diferenças operacionais, mas depois confessou o desvio para fins pessoais.

As investigações do PAD apontaram que o réu aproveitou o cargo público para obter vantagem indevida, enriquecendo ilicitamente e causando prejuízo aos cofres públicos. Como resultado, ele foi demitido e teve o contrato rescindido. Embora alegasse dificuldades pessoais para justificar o desvio, o réu não apresentou provas que o isentassem.

Já judicialmente, o ex-gerente foi condenado a ressarcir integralmente os valores desviados e a pagar multa correspondente a 50% do montante, com correção monetária e juros. A sentença reconheceu o dolo na conduta e rejeitou a aplicação do princípio da insignificância, reforçando o papel da Lei de Improbidade Administrativa na proteção da integridade pública.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Barro Preto correios desvio gerente condenado improbidade administrativa justiça mpf

Relacionadas

Mais lidas