REALIDADE
Filas no Ferry desafiam monitoramento digital da Internacional Travessias
Esperas no Terminal de São Joaquim na noite desta quarta, 21, destoavam do "Filômetro" que indicava movimento tranquilo

Por Rodrigo Tardio

O cenário do serviço de travessia do Ferry Boat no Terminal de São Joaquim, na noite desta quarta-feira, 21, destoa de forma drástica, do que as telas de dispositivos exibem.
Enquanto o "Filômetro" da Internacional Travessias Salvador (ITS) classificava a movimentação como "pouca fila" ou "moderada" para os motoristas que tentavam realizar o trajeto Salvador-Itaparica enfrentavam um gargalo que se estendia para além dos portões de embarque.
Leia Também:
A discrepância gerou revolta entre os condutores. Para quem planejou a viagem confiando na tecnologia, a frustração foi imediata.
"Olhei o aplicativo antes de sair de casa e dizia que estava livre. Cheguei aqui e já tinha uma fila considerável. É uma falta de respeito", desabafou o comerciante Antônio Silva, que aguardava há mais de uma hora para entrar no pátio.
O "apagão" da informação
Não é a primeira vez que o sistema de monitoramento da concessionária é alvo de críticas. O aplicativo, que deveria servir como ferramenta de planejamento logístico para baianos e turistas, tem apresentado um atraso crônico em relação à realidade das pistas.
Usuários indicam que, embora o fluxo de pedestres siga com fluidez, o represamento de veículos leves e pesados ocorre devido ao intervalo entre as saídas das embarcações e ao tempo de processamento nos guichês, fatores que nem sempre são processados em tempo real pelo algoritmo do site.
Impacto no trânsito
O reflexo da fila mal sinalizada digitalmente atinge a Avenida Oscar Pontes e a região da Calçada. Com o afunilamento dos veículos, o tráfego no entorno tornou-se lento, prejudicando inclusive quem não tem o terminal como destino.
Em nota enviada ao Portal A TARDE, a Internacional Travessias Salvador (ITS) alega que a empresa está atendendo rigorosamente a determinação da Agência Reguladora (Resolução 10/2018) e reforça que o prazo de recadastramento dos beneficiários foi prorrogado. A data final será no dia 30 de janeiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



