Governo autoriza eventos sem limite de público na Bahia | A TARDE
Atarde > Bahia

Governo autoriza eventos sem limite de público na Bahia

Pela primeira vez desde início da pandemia eventos são liberados sem restrições

Publicado sábado, 19 de março de 2022 às 07:57 h | Atualizado em 19/03/2022, 20:39 | Autor: Da Redação
Protocolos sanitários a exemplo do uso de máscara e do distanciamento social continuam sendo exigidos
Protocolos sanitários a exemplo do uso de máscara e do distanciamento social continuam sendo exigidos -

A realização de eventos na Bahia passa a acontecer sem limite de público em todo o território baiano. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, 19, e já passa a ser válida desde então. 

A nova medida inclui atividades como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus, espaços congêneres e afins.

Ficam permitidas ainda as atividades 100% presenciais em escolas, faculdades e universidades públicas e privadas, além de academias e outros estabelecimentos voltados à realização de atividades físicas. 

É necessário, em todos os casos, o respeito aos protocolos sanitários, (a exemplo do uso de máscara e do distanciamento social. Vai ser exigida ainda a comprovação de vacinação contra a Covid-19, com apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde. 

Os eventos esportivos  coletivos profissionais, com a presença de público, devem ter acesso condicionado à comprovação da vacinação, contingenciamento de público nas regiões adjacentes, de modo a evitar aglomerações; controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local e o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos. 

Está autorizada a presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização contra a COVID-19 nos eventos esportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposições e espaços congêneres, desde que acompanhadas por mãe, pai ou responsável legal que atenda os requisitos estabelecidos. 

Os atos religiosos litúrgicos vão poder ocorrer, desde que haja controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local, de modo a evitar aglomerações; ocorram em instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada; haja  respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, e o uso de máscaras.

Bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares funcionarão com acesso condicionado ao atendimento da exigência de vacinação e respeito aos protocolos. A fiscalização vai ficar a cargo das prefeituras. 

A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, vai ser definida  também por cada município, bem como a fiscalização dos protocolos.

O acesso a todo e qualquer prédio público da administração estadual segue condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid. Isso inclui o SAC, o Detran, delegacias, visitas a hospitais e presídios e outras unidades de atendimento.

O uso da máscara segue obrigatório no transporte público intermunicipal.

Publicações relacionadas