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Grande vantagem da ferrovia Salvador-Feira de Santana é revelada

Projeto da TIC Bahia quer ser um marco de modernização no transporte sobre trilhos

Por Daniel Genonadio

20/08/2025 - 15:11 h
Ilustração do projeto da ferrovia Salvador-Feira de Santana
Ilustração do projeto da ferrovia Salvador-Feira de Santana -

O projeto do Trem Intercidades para ligar Salvador a Feira de Santana, desenvolvido pela TIC Bahia, apresenta vantagens em comparações com outros projetos de ligação por via férrea entre cidades no Brasil. O objetivo é que a Ferrovia Salvador-Feira seja um marco de modernização no transporte sobre trilhos.

De acordo com Osvaldo Ottan, diretor Comercial da TIC Bahia, o projeto da Ferrovia Salvador-Feira de Santana adota padrões operacionais que "não apenas superam os projetos nacionais existentes, como apontam para um novo futuro da mobilidade integrada no país".

O diretor comercial detalhou que a Ferrovia Salvador-Feira de Santana "rompe com as limitações das ferrovias tradicionais brasileiras" ao apresentar geometrias amplas e suaves em comparação com os tradicionais traçados com raios mínimos estreitos e rampas acentuadas.

Essa vantagem faz com que a Ferrovia Salvador-Feira de Santana tenha em seu projeto o objetivo de garantir desempenho, segurança e conforto em nível internacional, comparável ao que se vê em países como China e Alemanha, segundo Osvaldo Ottan, em texto da coluna Made In Bahia, do A TARDE.

O potencial topográfico da Bahia favorece a Ferrovia Salvador–Feira de Santana, que pode ter linhas de alto velocidade a um custo menor, com possibilidade de ser construído com até 30% menos gasto por quilômetro do que projetos semelhantes em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Andamento do projeto

Conforme apuração do Portal A TARDE, o projeto da TIC Bahia está em análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto ao atendimento aos parâmetros técnicos exigidos. Entre os pontos que precisam ser avaliados estão: regularidade jurídica, idoneidade, capacidade técnica e financeira da empresa requerente, além de aderência do projeto às normas aplicáveis.

Após essa etapa, o processo será encaminhado ao Ministério dos Transportes, que avaliará a aderência da proposta à política pública. Ainda não há prazo para que a decisão de aprovação ou não o projeto seja publicada no Diário Oficial.

Paralelamente ao projeto da TIC Bahia, o Ministério dos Transportes estuda a implantação do corredor ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

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A análise da Ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um projeto maior do Ministério dos Transportes, que estuda seis trechos ferroviários prioritários para reaproveitamento de linhas existentes. Esses estudos de viabilidade técnica e econômica, previstos no Novo PAC, estão sendo conduzidos pela Infra S.A.

O engenheiro civil da TIC Bahia, Danilo Silva, diz ter expectativa positiva para que o projeto da TIC Bahia seja incluído na política pública.

“Falta o governo federal permitir que a gente possa assinar o contrato de autorização rodoviária, que está na mesa do ministro. A expectativa é muito positiva”, disse.

Detalhes da ferrovia Salvador-Feira de Santana

O projeto da TIC Bahia pretende transformar a Bahia mais competitiva no que se refere ao transporte de carga por ferrovia, além de ser um importante modal de transporte de passageiros entre Salvador e outras cidades do interior baiano.

O projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.

A ferrovia teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga.

A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária da capital baiana.

As estações da Ferrovia Salvador-Feira

  • Águas Claras (Salvador, com integração com VLT e nova rodoviária)
  • Simões Filho (estação de passageiros)
  • Centro de Controle Operacional de Simões Filho (estação de carga)
  • Candeias (estação de passageiros)
  • São Sebastião do Passé (estação de passageiros)
  • Santo Amaro (estação de passageiros)
  • Conceição do Jacuípe (estação de passageiros, integração rodoferroviária)
  • Pátio Ferroviário/CIS (Feira de Santana)
  • Noide Cerqueira (Feira de Santana)
  • Rodoferroviária Contorno (Feira de Santana, estação rodoferroviária)

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