BAHIA
Hospital Ortopédico reduz 85% do tempo de espera em procedimentos
Além disso, hospital triplicou as vagas disponíveis na Central Estadual de Regulação (CER) e realizou mais de 5 mil cirurgias
Por Redação
Em apenas dez meses, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), gerido pelo Einstein, HOEB reduziu o tempo de espera por procedimentos ortopédicos em até 85%, triplicou as vagas disponíveis na Central Estadual de Regulação (CER) e realizou mais de 5 mil cirurgias. Além disso, o hospital contabilizou 74 mil atendimentos, incluindo consultas e exames de imagem. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 20.
“Esses números mostram que a Bahia está na vanguarda do atendimento público de saúde. Não estamos apenas oferecendo mais serviços, mas serviços de qualidade, que salvam vidas e devolvem a dignidade às pessoas”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues. “Esse hospital é um símbolo do que podemos alcançar com planejamento, investimento e parceria”, acrescentou.
Inovações que transformam vidas
O HOEB trouxe avanços inéditos ao SUS na Bahia, como a introdução de hidroterapia, artroscopias de ombro realizadas diariamente e a implementação do exame de escanometria – raio-X que fornece uma medição do corpo e dos membros do paciente –, além de tratamentos para condições raras, a exemplo da osteogênese imperfecta (doença dos ossos de vidro). A unidade também realizou mutirões de cirurgias – tanto adultas como pediátricas – e ambulatoriais, bem como procedimentos para correção de escoliose, beneficiando 45 crianças somente no último semestre.
Leia também:
>> Festa de São Lázaro será celebrada com alvorada e missas
>> Governador diz que aguarda estudo para anunciar reajuste do metrô
>> "Praticamente resolvido", diz Jerônimo sobre novo nome da Sedur
“Cada paciente atendido na unidade representa a concretização de um projeto que visa humanizar e modernizar o SUS. É motivo de orgulho vermos que conseguimos combinar eficiência com um atendimento acolhedor e especializado”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ela também destacou o impacto positivo na regulação. “Triplicamos a oferta de vagas e reduzimos em até 85% o tempo de espera por consultas e procedimentos ortopédicos em toda a rede estadual”. A gestão da unidade é realizada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que imprime sua expertise no atendimento de alta complexidade. O diretor geral da organização, Henrique Neves, ressalta o comprometimento de levar excelência à saúde pública do Estado.
“O Ortopédico marca a chegada do Einstein ao Nordeste, o que possibilitou que compartilhássemos com a região a nossa experiência de mais de 20 anos na gestão de unidades públicas. O movimento está em linha com o compromisso da organização em transformar a saúde por meio do intercâmbio de conhecimento e do acesso à saúde de qualidade”.
As perspectivas para 2025 são promissoras, com novos serviços programados, como transplantes ortopédicos e o fortalecimento da medicina desportiva. “Este hospital é a prova de que, quando há compromisso com o bem-estar da população, conseguimos superar desafios históricos e construir um SUS mais forte. Esse é o nosso compromisso: transformar vidas”, concluiu a secretária Roberta Santana.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.
Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes