SUSTENTABILIDADE
Ilha dos Frades mantém Bandeira Azul e consolida turismo sustentável
Selo Bandeira Azul foi hasteado neste sábado, 2, no píer do terminal marítimo do arquipélago
Banhadas pelas águas cristalinas da Baía de Todos os Santos, as praias de Nossa Senhora do Guadalupe e de Viração, ambas na Ilha dos Frades, em Salvador, foram reconhecidas internacionalmente pela gestão ambiental que vem sendo adotada no arquipélago, por meio da Bandeira Azul. O selo, que certifica praias que seguem critérios ecológicos e sustentáveis, foi hasteado na manhã deste sábado, 2.
Esta é a nona vez que a Ilha recebe o título, de acordo com a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez. Para a empresária, a condecoração impulsiona soteropolitanos e turistas a continuarem visitando o arquipélago.
“Estar na nona renovação significa que a gente vem dando continuidade a uma sequência de trabalhos de sustentabilidade para poder garantir que a gestão ambiental seja aplicada na forma que ela é, e ao mesmo tempo, desenvolvendo e impulsionando cada vez mais o turismo econômico, fundamental para as pessoas que moram aqui”, disse a empresária.
Leia mais
>> Bandeira azul deve aumentar turismo e empregos na Ilha dos Frades, diz Isabela Suarez
A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, explicou como funciona a premiação. As inscrições para participar do programa, segundo a titular, devem ser feitas pelo próprio município.
“O foco do programa Bandeira Azul é promover a mudança de comportamento, não só da comunidade ou dos usuários da praia, [mas sim], de forma geral, desde o gestor público até os comerciantes. Para isso, temos placas e atividades ambientais”, disse.
“Os critérios [para o prêmio] são divididos em quatro temas principais, que é a qualidade da água, a gestão ambiental, segurança e serviços e a educação ambiental, que são as atividades com turistas e estudantes. Todos os anos, os candidatos do programa precisam apresentar relatórios do que foi feito. [...]”, acrescentou.
As atividades com foco na educação ambiental também recebem apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). A Major PM Érica Patrícia comentou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelos agentes, entre elas estão palestras.
“A ação ambiental é uma das mais importantes políticas públicas, por vezes, a questão do crime ambiental quando ocorre não tem como ser regenerado. Nós trabalhamos efetivamente com a questão da conscientização com o nosso policiamento diário. Com isso, não tem como ter outro resultado, a não ser esse selo”, destacou a militar.
Conhecida pelas suas belezas naturais, Frades atrai no período de alta estação, bem como o verão, até 1.800 turistas, conforme afirmou a executiva da Fundação Baía Viva. Esse número pode dobrar após a nova rota aérea Salvador-Paris,inaugurada pelo Governo da Bahia, na última segunda-feira, 28.
“A partir dos dados que são fornecidos a nós através da concessionária, você tem uma média diária de até 1.800 pessoas por dia [na Ilha]. Isso, sem dúvidas nenhuma, deve aumentar. O que importa é que a partir do momento em que você cria essas rotas internacionais e trazem diretamente, você tira esse lugar da vinculação apenas da sazonalidade”, completou Suarez.
Além do selo Bandeira Azul, válido para a temporada 2024/2025, a ilha deve receber mais um novo título. A novidade, contudo, ainda está sob discussão entre a prefeitura de Salvador e a coordenadora nacional do certificado, Leana Bernardi.
A Praia de Nossa Senhora de Guadalupe é um dos destaques do estado, mantendo-se certificada no programa há quase uma década, o que, segundo Suarez, reflete a consistência das práticas ambientais na área. Este ano, o selo também foi concedido também à Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades, formalizando seu segundo ano de participação no programa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro