BAHIA
Alerta! Bahia terá chuva intensa e Centro-Oeste enfrenta calor de 40 °C
Regiões Norte e Nordeste apresentam clima instável e chuvoso enquanto o sudeste apresenta um calor intenso

O Climatempo, portal especializado na análise do clima do Brasil, notificou que esta semana diversas regiões do país, incluindo a Bahia, vão apresentar um clima instável. A informação foi divulgada neste domingo, 5, destacando fortes chuvas pelo Centro-Oeste ao Nordeste, além de calor intenso no Sudeste.
Em trechos do litoral da Bahia, a chuva pode ser de grande intensidade em curtos períodos de tempo, com riscos de alagamentos localizados. Já na áreas do agreste as pancadas são isoladas e passageiras, enquanto isso, no interior o sol segue com calor intenso e baixa umidade no ar.
Região norte segue instável e terá presença de chuvas
As instabilidades climáticas seguem na região Norte do país, pancadas de chuva fortes e isoladas nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e no oeste e nordeste do Pará.
Centro-Oeste: chuva no MS e calor extremo em MT e GO
No Centro-Oeste, o avanço da frente fria favorece a formação de instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e ventos.
Em Mato Grosso, especialmente nas regiões oeste e sul, há previsão de chuvas isoladas à tarde, mas o calor continua predominando, com máximas próximas dos 40 °C em Cuiabá.
Já em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue seco e ensolarado, típico do período de transição entre o inverno e a primavera, com umidade muito baixa e temperaturas elevadas.
Leia Também:
Sudeste: calor intenso e ar seco
No Sudeste, o início da semana será marcado por sol forte, calor e baixos índices de umidade. A circulação de ventos quentes vindos do interior do continente eleva as temperaturas no interior de São Paulo e Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%.
A recomendação é reforçar os cuidados com hidratação e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes. Somente no Espírito Santo e no leste de Minas há possibilidade de chuvas fracas e isoladas, causadas pela umidade vinda do oceano.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes