Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Mais de 20 municípios já foram afetados pelas chuvas na Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues afirmou que vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas

Por Redação

03/05/2025 - 20:29 h | Atualizada em 03/05/2025 - 21:55
Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas -

Mais de 20 cidades da Bahia já foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), até às 16h deste sábado, 3, foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Camacan (situação de emergência vigente desde 12/04), Canápolis , Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé , Jaguaribe, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Madre de Deus.

Diante da situação, o Governo do Estado afirmou que vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas. Órgãos e secretarias estaduais também seguem em alerta e prestando apoio à população destes municípios. A mobilização foi destacada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais.

“Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, ressaltou Jerônimo.

Leia Também:

Na sexta-feira, 2, o órgão enviou kits de ajuda humanitária (colchões, cobertores e higiene pessoal) ao município de Camacan. Já para Simões Filho e Camamu, foram enviadas lonas para cobertura de encostas. A equipe técnica da Sudec também segue em contato permanente com as prefeituras e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme as solicitações registradas oficialmente.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), um rompimento de aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, foi registrado por conta das chuvas deste final de semana. A empresa responsável pela obra no trecho já foi acionada para realizar os reparos no local. O tráfego de veículos está normal.

Apoio a Santo Amaro

No município de Santo Amaro, atingido pela enchente do Rio Subaé, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e de outros órgãos estaduais estão em campo prestando assistência à população.

Durante este sábado, 3, sob supervisão do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio, os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, rua H e Candolândia. A população foi orientada sobre a importância de acompanhar o nível das águas de rios, córregos e lagos e o momento seguro de deixar as residências.

Os militares ainda conversaram com os moradores sobre os locais mais seguros para se abrigarem em caso de necessidade, e sobre a importância de deixarem as residências e se abrigarem em local seguro, no caso de emergência. O objetivo principal da instituição é preservar a vida dos moradores e de animais domésticos.

Orientações

A orientação da Sudec é que as pessoas evitem e saiam de áreas de risco e procurem locais seguros para se abrigarem. É importante, também, que a população acompanhe os alertas das defesas civis municipais e os avisos meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Alerta máximo em Salvador

Em Salvador, o risco de deslizamentos continua. A capital baiana se encontra em alerta máximo para chuvas intensas. Somente neste sábado, 3, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até as 21h30, 144 ocorrências em função da chuva.

Foram 37 ameças de deslizamento, 32 deslizamentos de terra, 24 ameaças de desabamento, 11 árvores caídas e outras 11 sob risco de cair, entre outros registros.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

apoio emergencial Chuva defesa civil governo do estado Jerônimo Rodrigues municípios afetados

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Play

Tornozelados vão curtir Micareta de Feira e acabam presos; veja vídeo

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Play

Protesto marca enterro de jovem morta pelo ex-namorado na Bahia

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Play

Presídio de Eunápolis é alvo de megaoperação contra uso de celulares

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Play

Homem é preso após vandalizar igreja em Trancoso, no sul da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA