Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TRISTEZA

Morre baleia encalhada que “chorou” em vídeo

Baleia passaria por eutanásia, mas acabou morrendo antes de procedimento

Por Da Redação

17/07/2023 - 11:31 h
Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano
Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano -

Morreu, na manhã desta segunda-feira, 17, a baleia jubarte que estava encalhada na praia do Caípe, em São Francisco do Conde. O caso do animal viralizou na internet após um vídeo, registrado por moradores, mostrar a baleia soltando um líquido pelos olhos, como se estivesse “chorando”.

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, a baleia faleceu por causas naturais. Anteriormente, a entidade já havia destacado a possibilidade de eutanásia pelo fato do animal estar ferido, mas a morte ocorreu antes que o procedimento fosse realizado.

“Essa baleia tinha um quadro de desorientação. Ela, mesmo quando foi colocada em água mais funda, tendia a sempre ir para água mais rasa, sempre cada vez mais para dentro do fundo da baía. E aí, quando a maré baixava, uma parte do corpo dela ficava exposta ao sol, e ela começou a ter queimadura no dorso, apesar do pessoal ficar mantendo ela molhada, mas chegando a formar ferida realmente. E no processo de desencalhe que foi feito sexta-feira, o pessoal observou que ela não não mexia uma das nadadeiras peitorais”, descreveu o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, ao Portal A TARDE.

A baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano. O primeiro episódio ocorreu no último dia 8, e segundo o Baleia Jubarte, mesmo com o acompanhamento de equipes técnicas, “ficou evidente de que ele apresentava um problema preexistente ao encalhe, ou seja, já encalhou em má condição física”.

“Provavelmente essa foi a causa do insucesso das ações para o desencalhe, inclusive a tentativa neste final da semana de rebocá-la do local com apoio de embarcação da Transpetro”, afirma o projeto.

“Vale notar que em todo o planeta a imensa maioria dos encalhes de grandes baleias vivas termina em óbito, justamente porque a maioria deles ocorre por causas naturais anteriores ao encalhe. Ao longo da semana, um grupo de contato que incluiu o Projeto, INEMA, IMA, Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio e outras autoridades foi formado para buscar a melhor forma de atender a esse triste evento”, continua a nota.

Alta da população de baleias

Como havia destacado em entrevista ao Portal A TARDE, o Baleia Jubarte ressaltou que o número de encalhes aumentou como efeito colateral do aumento de baleias. Conforme o projeto, até este mês de julho, o Brasil havia registrado 13 encalhes de baleias jubarte. Desses, apenas dois foram na Bahia.

“Durante os 35 anos de atuação do Projeto Baleia Jubarte e graças a nossos esforços de conservação, a população brasileira da espécie saltou de menos de 1,000 animais para cerca de 30.000. A ocorrência de encalhes, naturalmente, também aumentou, como efeito colateral desse enorme sucesso na proteção da espécie. Portanto, por mais que um encalhe individual seja sempre um evento triste, ele precisa ser visto no contexto dos eventos naturais de mortalidade que acompanham a existência de uma população saudável de baleias que, felizmente, segue crescendo”.

Além da baleia no vídeo, o segundo encalhe foi de um filhote no sábado, 15, na orla de Nova Viçosa. Sobre o animal, Marcondes disse que equipes do projeto estão monitorando a região a fim de identificar novos encalhes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Baleia jubarte baleia que chorou encalhes de baleia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano
Play

Suposto assaltante é espancado até a morte em Salvador

Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano
Play

Fuga de detentos em Eunápolis completa um mês sem recapturas

Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano
Play

Ação da Polícia desarticula esconderijos de fuzil e drogas na Bahia

Baleia foi a primeira que encalhou na Bahia neste ano
Play

Carro submerso, poste caído e mais: chuva causa transtornos em cidades da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA