BAHIA
Morre o jornalista Carlos Elísio Libório, criador da expressão "Ba-Vi"
Ex-diretor da Rede Bahia e mestre de gerações, Libório deixa um legado de ética

Por Isabela Cardoso

O jornalismo da Bahia perdeu, na manhã desta sexta-feira, 19, um de seus nomes mais influentes e respeitados, o jornalista e professor Carlos Elísio Libório. Ele estava internado em uma unidade de saúde, mas a causa do falecimento ainda não foi divulgada pela família.
Com uma grande trajetória na história da comunicação moderna no estado, Libório foi uma figura central tanto nas redações quanto na academia. Como professor da Escola de Comunicação, ele foi o mentor de diversas gerações de profissionais que hoje ocupam posições de destaque na mídia regional e nacional.
Sua carreira incluiu passagens marcantes pela revista Placar e a chefia da Editora Abril. No setor público, serviu como secretário de Comunicação do governo estadual até o ano de 1983. Entretanto, foi na Rede Bahia que ele consolidou grande parte de sua trajetória, atuando como diretor do grupo por 25 anos.
Para além dos cargos executivos, Libório deixou uma marca indelével na cultura popular: foi dele a autoria da expressão “Ba-Vi”, termo que sintetiza a magnitude do clássico entre Bahia e Vitória e que se tornou patrimônio do vocabulário esportivo brasileiro.
Leia Também:
Legado de ética e respeito
Em setembro de 2023, um encontro emocionante reuniu ex-alunos e colegas de profissão para homenageá-lo. Na ocasião, o apresentador Casemiro Neto destacou a importância do professor na formação de uma "geração inesquecível" da televisão baiana.
"No jornalismo sério, apesar dos avanços tecnológicos, é preciso sempre se pautar na cartilha da ética e respeito com o público. E isso a gente aprendeu e faz! Salve, Libório pela sua representatividade!", escreveu Casemiro à época.
Carlos Libório deixa a viúva, a também jornalista Nely Libório, e dois filhos, Leonardo e Mariana. Detalhes sobre o velório e o sepultamento ainda não foram informados pela família.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



