MOBILIDADE
Metrô de Salvador: obras da estação Campo Grande já têm data para começar
Com nova estação, modal chega a 40 km, sendo segundo maior do Brasil

Por Gabriela Araújo e Rodrigo Tardio
Ainda em fase embrionária, as obras para a implementação da estação Campo Grande,do sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMSLF) — trecho conhecido como Tramo IV — estão prestes a avançar na capital baiana.
Em entrevista à imprensa, na manhã desta sexta-feira, 19, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que apadrinha a intervenção, anunciou o prazo para o início das atividades para a chegada do modal no local.
"Vamos a 40 km de metrô agora no início do ano, em janeiro e fevereiro começam efetivamente as obras para o metrô chegar no Campo Grande", contou Rui, antes da primeira viagem-teste do VLT de Salvador.

O primeiro passo para que as obras iniciem foi dado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), na última quinta-feira, 18, com a assinatura de três decretos que declaram de utilidade pública, para fins de desapropriação, terrenos situados no local.
Leia Também:
Ao todo, o Executivo determinou a desapropriação de mais de 6 mil m², no Largo do Campo Grande e na Avenida Santa Rita, no Vale do Canela. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Terrenos de destaque somam mais de 6 mil m²
Entre os imóveis incluídos no processo estão um terreno de 2.959 m² no Largo do Campo Grande, outro de 1.803 m² na Avenida Santa Rita e um terceiro espaço de 1.285 m², também localizado no Campo Grande.
A expansão da Linha 1 do metrô, conhecida como Tramo IV, ficará a cargo do Consórcio Expresso 2 de Julho, formado pelas empresas Álya Construtora, OECI (Odebrecht), Metrô Engenharia e MPE Engenharia, vencedor da licitação. O valor do contrato é de R$ 1,1 bilhão.
Estação Campo Grande terá desembarque no camarote da Câmara
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o desembarque da nova estação ocorrerá onde atualmente é montado o camarote da Câmara Municipal de Salvador durante o Carnaval.
“Nós conversamos com o prefeito a possibilidade de jogar um pouco mais naquela área mais morta, onde mais ou menos ali fica o camarote da Câmara de Vereadores que ali é uma região mais morta”, afirmou o gestor durante entrevista a uma emissora de rádio local.
O camarote da Câmara Municipal da cidade (CMS) durante o carnaval fica localizado próximo à Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA).
O trecho terá 1,1 km de extensão, inteiramente no subsolo do Centro Antigo de Salvador.
O traçado começa na Estação da Lapa, passando por baixo da Avenida Joana Angélica e do Politeama, em direção ao Campo Grande, conforme antecipado por A TARDE.
Rumo à Barra
O plano do governo estadual é que, no futuro, o rabicho no Canela seja utilizado como ponto de partida para a construção da segunda fase do tramo IV, com a implantação de duas outras estações:
- uma no bairro da Graça;
- outra nas proximidades da orla, entre o Shopping Barra e o Morro
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




