Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MOBILIDADE

Da Calçada ao Lobato: VLT faz primeira viagem-teste nesta sexta

As intervenções visam transformar a orla da Baía de Todos-os-Santos

Brenda Lua Ferreira

Por Brenda Lua Ferreira

19/12/2025 - 7:28 h | Atualizada em 19/12/2025 - 9:23
VLT ganha data para início dos testes
VLT ganha data para início dos testes -

A mobilidade urbana e a infraestrutura do Subúrbio Ferroviário de Salvador entram em uma nova fase nesta sexta-feira, 19. Às 7h, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou a primeira viagem-teste do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O percurso experimental ocorre no trecho que liga os bairros da Calçada e do Lobato, marcando um avanço crucial para o transporte público da capital baiana.

Além do teste técnico nos trilhos, a agenda oficial contempla um pacote de investimentos para a região. O governador assina a ordem de serviço que autoriza o início imediato, ainda em dezembro, das obras de urbanização e requalificação nos bairros de Santa Luzia, Lobato e Praia Grande. As intervenções visam transformar a orla da Baía de Todos-os-Santos, integrando infraestrutura moderna ao cotidiano dos moradores.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Estão previstas a construção de novos passeios, acessos viários e ciclovias, facilitando o deslocamento local. A área também receberá equipamentos esportivos, ampliação de áreas verdes, playgrounds infantis e academias ao ar livre, criando novos pontos de convivência para a comunidade do Subúrbio.

Leia Também:

A implantação do VLT de Salvador é uma das intervenções de mobilidade mais aguardadas da década. O novo sistema substitui o antigo trem de subúrbio, prometendo maior velocidade, conforto e segurança para milhares de passageiros que dependem do transporte para acessar o centro da cidade e outras regiões metropolitanas.

Até o momento, a Bahia já conta com dois trens do modal. Segundo o governador, ao longo dos anos, o estado deve receber mais 36 vagões que vão operar nos trechos do novo sistema de transporte.

"Em 2026, chegarão mais 17 trens. Em 2027, mais 17 trens; e em 2028, dois trens. Não é só uma obra de trem sobre trilhos. São obras de macrodrenagem, têm encostas, por exemplo, o Porto das Sardinhas. Conversamos com todo o circuito para garantir a urbanização. [...]", disse o governador.

Veja entrevista do governador

Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o avanço das obras coloca a Bahia como segundo estado com maior quilometragem em mobilidade urbana.

“Hoje, Jerônimo toca o projeto do metrô do VLT para 40 km que se somam aos 40 km do metrô. Portanto, são 80 km somados metrô e VLT, o que coloca a Bahia como o segundo lugar no Brasil [no quesito mobilidade]. O primeiro é São Paulo”, afirmou Rui.

A comitiva oficial e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) se reúnem no Largo da Calçada para dar início aos protocolos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

infraestrutura Mobilidade Urbana Subúrbio Ferroviário transporte público urbanização VLT Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
VLT ganha data para início dos testes
Play

Da Calçada ao Lobato: VLT faz primeira viagem-teste nesta sexta

VLT ganha data para início dos testes
Play

Incêndio de grandes proporções atinge ferro-velho em Salvador

VLT ganha data para início dos testes
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

VLT ganha data para início dos testes
Play

Incêndio atinge apartamento de luxo em Ondina

x