DESPEDIDA
O adeus a Mãe Carmen: cortejo reúne autoridades e artistas em Salvador
Líder do governo, Jaques Wagner (PT), representou presidente Lula no ato fúnebre

Por Gabriela Araújo

Era às 10h, deste sábado, 27, quando o corpo de Mãe Carmen de Oxaguian ou Mãe Carmen do Gantois, como era conhecida, deixou o Terreiro dos Gantois (Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase), onde estava sendo velada desde à tarde de sexta-feira, 26, rumo ao Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.
O Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, também chamado de Terreiro do Gantois, é um dos mais tradicionais do Brasil, localizado no bairro da Federação, em Salvador, preserva o culto aos Orixás e mantém os costumes dos povos Iorubás.
O corpo da Ialorixá seguiu pelas ruas da capital baiana a bordo de um caminhão do Corpo de Bombeiros e chegou ao cemitério por volta das 11h.
Leia Também:
O último adeus: a despedida de Mãe Carmen
O último adeus a Mãe Carmen foi marcado por comoção e homenagens. Entre os nomes que participaram do cortejo fúnebre está o senador da República e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).
Nas redes sociais, o petista informou que recebeu uma ligação do presidente Lula (PT) para o representar no momento de despedida, que segundo ele, já estava entre os seus compromissos a serem realizados hoje.
"O presidente Lula me ligou ontem e me pediu que viesse hoje ao Gantois representá-lo. Eu disse a ele que já tinha me programado para estar aqui e, portanto, trago todo o carinho e a solidariedade dele e de Janja neste momento tão simbólico e tão importante para todos nós", disse o congressista.
Wagner ainda se solidarizou com toda a comunidade religiosa e amigos da Ialorixá, que completaria 99 anos, na próxima segunda-feira, 29.
"Neste dia, quero deixar o meu abraço e toda minha solidariedade à comunidade do Ilé Ìyá Omi Àse Ìyámase. Muito mais do que uma liderança espiritual, Mãe Carmem de Oxalá foi também um grande exemplo de fé, sabedoria e generosidade", concluiu o senador.
Veja publicação
O presidente @LulaOficial me ligou ontem e me pediu que viesse hoje ao Gantois representá-lo. Eu disse a ele que já tinha me programado para estar aqui e, portanto, trago todo o carinho e a solidariedade dele e de Janja neste momento tão simbólico e tão importante para todos nós.…
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) December 27, 2025
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também foi uma das autoridades baianas que compareceu na despedida, no cemitério Jardim da Saudade.
"Uma Ialorixá do nosso Estado, uma referência para todos nós, Mãe Carmen, de um dos terreiros mais tradicionais, que com muita sabedoria, defendia a liberdade religiosa, o respeito a todas as formas e manifestações de fé. [...]. Sem sombra de dúvidas, um dos símbolos da nossa história", disse Bruno à TV Bahia.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, mencionou o legado deixado pela sacerdotisa e a amizade que mantinha com toda a comunidade do Terreiro do Gantois.
"O Gantois é um terreiro, um centro de luz importante para a Bahia e o Brasil. Estou aqui pelo meu sentimento de amizade com a família, com a irmandade, reconhecimento também o legado de Mãe Carmen, uma sacerdotisa que acolhia", afirmou Margareth à BandNews FM.
A cantora Mariene de Castro, filha de santo de Mãe Carmen, apareceu emocionada durante a despedida da líder espiritual. Em mensagem, a artista baiana diz
"Só muita saudade e lindas lembranças, ensinamentos que vou levar para o resto da minha vida. O amor que ela tinha pelos meus filhos. Acho que Mãe Carmen era a pessoa que mais me amava nessa vida. [...]. Eu posso dizer que sou a filha de uma pessoa do bem, acho que a melhor pessoa que conheci nessa vida", afirmou Mariene, visivelmente emocionada, à BandNews FM.
Bahia decreta luto de 3 dias pela morte de Mãe Carmen
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou nesta sexta-feira, 26, luto de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), assinado pelo chefe do Executivo, que inclusive, foi um dos políticos a comparecer ao terreiro para se despedir da Ialorixá.
Na ocasião, ele esteve com a vereadora Marta Rodrigues (PT), sua irmã, com uma coroa de flores amarela.
Morte de Mãe Carmen de Oxalá
Mãe Carmen de Oxalá morreu na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, aos 98 anos, em Salvador, no Hospital Português, na Barra, em Salvador, onde estava internada há duas semanas em decorrência de complicações de uma forte gripe.
Sua morte encerra um ciclo histórico no Terreiro do Gantois, mas seu legado segue vivo na fé, na resistência e na memória de todos que reconhecem sua importância espiritual, cultural e histórica para o Candomblé em Salvador, na Bahia, no Brasil e, quiçá, no mundo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



