Descubra quem é o líder do CV que comanda crime de dentro da prisão | A TARDE
Atarde > Bahia

Descubra quem é o líder do CV que comanda crime de dentro da prisão

Operação Premium Mandatum: Polícia Civil executa 33 mandados de prisão

Publicado quinta-feira, 23 de maio de 2024 às 15:01 h | Atualizado em 23/05/2024, 16:06 | Autor: Brundo Dias e Leo Moreira
Coletiva sobre a Operação Premium Mandatum
Coletiva sobre a Operação Premium Mandatum -

Uma megaoperação da Polícia Civil resultou no cumprimento de 33 mandados de prisão na manhã desta quinta-feira, 23, em diversas cidades do interior da Bahia. O que chamou a atenção foi o número de ordens judiciais cumpridas dentro do sistema prisional da Bahia, ao todo, até o momento, são 20 só nas unidades do estado. As outras sete pessoas foram presas em cidades da Bahia.

De acordo com apurações do Portal A TARDE, entre os alvos da Operação Premium Mandatum, está Franquilin da Silva, vulgo Ureia. Além de ser apontado como uma das 'cabeças' da facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi após a prisão, em 2021, na cidade de Campo Formoso, que as investigações tiveram início.

"Essa investigação começou com prisão de uma pessoa na Coordenadoria do Senhor do Bonfim, onde a análise de todo material apreendido dava conta de que não se tratava de uma mera pessoa presa por crime banal. O material apreendido e analisado deu conta de que a pessoa tinha uma forte liderança, um forte cargo nessa organização criminosa. Cada vez que as investigações avançavam, aumentava o número de pessoas envolvidas", explicou a diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo.

Coletiva sobre a Operação Premium Mandatum
Coletiva sobre a Operação Premium Mandatum |  Foto: Brund Dias | Ag. A TARDE

Segundo uma fonte ligada à polícia, Ureia ocupava função importante na cadeia hierárquica da organização criminosa, ordenando ações, inclusive execuções de rivais, mesmo de dentro do sistema prisional, em Juazeiro. Ele costumava se comunicar e enviar as ordens por meios de ligações. Além de manter contato externo, o detento ainda mantinha fortes ligações com outras unidades prisionais e outras organizações criminosas.

"Uma organização que atuava em vários pontos no interior da Bahia, envolvido com o tráfico forte de drogas. Determinando de dentro do sistema de prisional a execução de pessoas fora do sistema prisional", continuou a delegada.

>>MP denuncia dois por homicídio de paciente em Hospital de Brumado

>>Separada, Gracyanne Barbosa diz que tem praticado "sexo artesanal"

>>Presidente da Câmara de SAJ é espancado durante assalto em Salvador

Dezenas de celulares já foram apreendidos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Os aparelhos eram usados por internos para ordenar crimes praticados fora do sistema prisional. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em presídios das cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Brumado.

A operação segue durante o dia, cumprindo 81 mandados de busca e apreensão e 60 de prisão. Mais de 200 policiais estão atuando em 15 cidades do interior da Bahia e Região Metropolitana de Salvador (RMS), em conjunto com equipes do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/Norte), Grupo Especial de Execução Penal (Gaep), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil de Pernambuco.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS