SAÚDE
Sesab quer implantar telemedicina de urgência em hospitais baianos
Secretária Roberta Santana visitou unidade referência no atendimento em São Paulo
Por Redação

De olho em cases de sucesso na saúde, a secretária estadual (Sesab), Roberta Santana, visitou o Hospital Geral de Pedreira, na zona sul de São Paulo, para conhecer experiências de gestão e tecnologias aplicadas na unidade hospitalar.
O local visitado pela titular da Sesab nesta segunda-feira, 19, é considerado uma referência em pronto atendimento e é destaque por ter implementado um modelo pioneiro de telemedicina de urgência. Na ocasião, Roberta falou sobre a possibilidade de imitar o modelo no estado.
“Estamos avaliando a viabilidade de implantar essa iniciativa nos hospitais da Bahia, respeitando as especificidades locais e pactuando com os municípios”, disse.
Na capital paulista, a secretária da Saúde, representa o governador Jerônimo Rodrigues (PT), na Feira Hospitalar, classificada como maior evento do setor da América Latina.
O modelo paulista chama atenção pelos resultados: cerca de 900 atendimentos diários são realizados na emergência da unidade, com uma média de 98% de satisfação entre os pacientes que passam pelo atendimento remoto. Na prática, casos classificados como de menor gravidade, os chamados azul e verde, são direcionados, com anuência do paciente, para consulta com médicos por videoconferência, acompanhados por equipe de enfermagem e com medicação administrada na própria unidade.
“Essa experiência reduz significativamente o tempo de espera e desafoga as emergências, permitindo que os casos mais graves sejam atendidos com mais rapidez. É uma solução que traz eficiência e humanização”, afirmou Roberta Santana.

Outras visitas
A titular da Sesab também visitou outros hospitais que já implantou a medida, como o Uberlândia, localizado em Minas Gerais. Os estudos devem se concretizar em breve no estado e a adoção da medida.
Leia Também:
Quando a medida chega à Bahia?
A expectativa, de acordo com a assessoria, é implantar o novo modelo de telemedicina nos hospitais estaduais neste ano. Ainda não há data prevista para a execução do projeto.
Na oportunidade, Roberta também mencionou a decisão do governador Jerônimo (PT) sobre o assunto.
“O governador Jerônimo tem sido muito claro: nenhum paciente pode sair sem atendimento. Vamos otimizar o sistema para garantir isso e, ao mesmo tempo, fortalecer a atenção básica, que é onde muitos desses casos deveriam ser resolvidos”, completou.
A proposta será submetida a um plano de implantação pactuado com os municípios baianos, tendo em vista que a maior parte dos casos classificados como azuis deveriam ser absorvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A meta, segundo a gestora, é integrar o novo modelo à rede de atenção primária, sem perder de vista a resolutividade e o acolhimento.
O que é telemedicina de urgência
A telemedicina de urgência permite que pacientes acessem atendimento médico de emergência a distância, utilizando tecnologias de comunicação e informação. Isso pode incluir consultas online, orientação médica, e até mesmo atendimento remoto de plantão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes