NO DIA DO MÉDICO
Solenidade do Cremeb vai homenagear médico morto no Rio
Comemorações pelo Dia do Médico, nesta quarta, incluem ainda a posse solene da nova gestão
O Dia do Médico, nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, vai ser marcado por diversas celebrações à categoria na Bahia. A sessão plenária solene pública do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb) vai homenagear cerca de 215 médicos, que estão completando 50 anos ininterruptos de exercício da profissão, além de fazer um tributo ao médico baiano Perseu Ribeiro Almeida, que foi assassinado no Rio de Janeiro no início do mês.
O evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, acontecerá no Fiesta Bahia Hotel, às 19h30, aberto à classe médica e convidados. Na ocasião, o órgão vai conceder o Diploma Honorífico a Perseu, que será representado pelos seus familiares, que, em maioria, também são médicos.
Quem também vai receber o Diploma Honorífico será a Juliana Conduru Mendes Segatto, em ato de desagravo público que repudia a agressão sofrida pela profissional enquanto atendia em uma maternidade pública, na cidade de Juazeiro. Segundo o Cremeb, com a entrega da honraria, o órgão ressalta a sua campanha para o Dia do Médico 2023, que visa combater o desrespeito ao trabalho médico: “ameaças e agressões estão adoecendo nossos médicos. Quem cuida, merece carinho e respeito”.
“A solenidade tem o propósito de homenagear todos os médicos e o congraçamento da classe médica em torno do seu dia. Mas, diante dos tempos difíceis que vivemos, onde médicos são culpabilizados injustamente pelo caos da saúde pública, onde pessoas são assassinadas durante uma viagem em busca de novos conhecimentos, onde governos proporcionam a abertura indiscriminada de escolas médicas, não podemos deixar de fazer referência a fatos que interferem diretamente na vida do médico e na sua dignidade no exercício da medicina em prol da população”, explica o conselheiro presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.
Nova gestão
Ainda durante a cerimônia, haverá a posse solene do novo corpo de conselheiros e da nova diretoria do Cremeb, para a gestão de 2023-2018. Ao todo, são 42 conselheiros, sendo 21 efetivos e 21 suplentes, com uma renovação de 50% em relação à equipe da gestão anterior.
Deste total, 40 são integrantes da Chapa 01 – Em Defesa da Medicina -, que foram referendados por 44,45% dos médicos baianos. Os outros dois foram indicados pela Associação Bahiana de Medicina (ABM).
A nova Diretoria, eleita por unanimidade, tem como Presidente o conselheiro Otávio Marambaia dos Santos e a seguinte composição: Plinio Sodré (vice-presidente), José Carlos Ribeiro (Secretário Geral), Antonio Meira Júnior (1º Secretário), Raimundo Teixeira (Tesoureiro), Emerentino Elton de Araújo (Corregedor), Antonio Morais de Azevedo (1º Vice-Corregedor), Jedson Nascimento (2º Vice-Corregedor) e Luciano Santana (Diretor do Departamento de Fiscalização).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes