Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Tradição militar reúne gerações da mesma família no 7 de Setembro

Famílias acordam de madrugada para garantir lugar no desfile, manter viva a memória e o sentimento de pertencimento

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

07/09/2025 - 9:23 h | Atualizada em 07/09/2025 - 9:36
Família de Jeane Brito no 7 de setembro
Família de Jeane Brito no 7 de setembro -

Antes mesmo do sol nascer, quando Salvador ainda despertava em silêncio, a estudante Jeane Brito, 29 anos, deixou o bairro do Cabula ao lado da família com um destino certo: garantir o ponto de sempre para assistir ao desfile de 7 de Setembro, no Centro da cidade.

Ela conta que, desde criança, acompanha o pai - um militar já aposentado - nos festejos e que, tradicionalmente, a família fica em frente à Associação Casa D' Itália.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

“A gente vem cedo, porque meu pai desfila e gosta de estar no quartel para o café da manhã. É uma tradição de família. Desde pequenininha eu venho, e agora trago meus filhos também para participar”, disse ela, ao lado dos filhos, Ravi, de seis meses, Davi, de seis anos, dos três irmãos e da madrasta.

Jeane lembra que o local é point de encontro com outros familiares. São 14 irmãos, fora tios, primos e sobrinhos, que chegam aos poucos, trazendo bancos e guardando o mesmo espaço de sempre para assistir ao desfile.

“O bonito é ver que a tradição não se perde. Cada geração vai chegando e mantendo vivo esse momento. Não é só sobre o desfile, é sobre estar juntos, celebrar a história do meu pai e a nossa união como família”, resume ele, que levou os filhos e os irmãos vestidos de militares.

Assim como a família da estudante, para a autônoma Elis Janete dos Anjos, 38, o ato cívico é um símbolo de memória, orgulho e pertencimento. Esposa de militar, há dois anos, ela traz as filhas, Liz Vitória, 9, e Maitê Sophie, 4, para acompanhar as celebrações.

Liz e Maitê no desfile
Liz e Maitê no desfile | Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

A família saiu de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, às 4h da madrugada e chegou no Campo Grande, às 5h30, para garantir um bom lugar para acompanhar de perto o desfile.

"Eu acho uma data muito importante. É uma geração que já vem dos antepassados, e minhas filhas crescerem vendo esse momento tão lindo é muito significativo. Nós fazemos parte dessa história", afirma Elis.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

7 de Setembro desfile de 7 de setembro Independência do Brasil Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Família de Jeane Brito no 7 de setembro
Play

Carro colide com motos e deixa vários feridos no Agreste baiano

Família de Jeane Brito no 7 de setembro
Play

Pizza vira senha secreta e salva vítima de violência na Bahia

Família de Jeane Brito no 7 de setembro
Play

Polícia desmonta laboratório clandestino de anabolizantes em Camaçari

Família de Jeane Brito no 7 de setembro
Play

Cobra de 2 metros é capturada em área residencial na RMS; veja vídeo

x