Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PROIBIÇÕES

6 azeites proibidos no Brasil: saiba quais sãos e o motivo da decisão

Anvisa proibiu a venda de mais duas marcas do produto nesta segunda-feira, 26

Redação

Por Redação

26/05/2025 - 23:20 h
Marcas de azeite são proibidas
Marcas de azeite são proibidas -

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem feito proibições para a venda de marcas de azeite desde a semana passada. Ao todo, seis empresas foram alvos da agência.

Nesta segunda-feira, 26, todos os lotes da Grego Santorini e La Ventosa passaram a ter a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso vetados pelo órgão.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As vendas das marcas Alonso, Quintas D'Oliveira, Almanara e Escarpas das Oliveiras já haviam sido proibidas também na semana passada.

Leia Também:

De acordo com a medida, a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso das duas marcas de azeites ficam proibidos. Em caso de infração, a venda dos produtos pode configurar infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

Proibições da Anvisa

A decisão desta segunda já é a terceira de veto do tipo no mês. Na terça-feira, 22, a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites das marcas Alonso e Quintas D'Oliveira.

Os produtos, segundo o Mapa, também se enquadravam na definição de alimentos corrompidos, adulterados, falsificados, alterados ou avariados. Na quinta, 24, também foram vetados os lotes da Almanara e Escarpa das Oliveiras.

Como identificar azeite falso

O azeite é um produto muito comum nas casas do brasileiros, mas ele está cada vez mais caro nas prateleiras. Para tentar economizar, os consumidores apostam marcas mais baratas. No entanto, é preciso ter cuidado com a qualidade do produto e com as possíveis falsificações ou adulterados.

Especialistas garantem que é praticamente impossível reconhecer um adulterado ainda na prateleira, somente pela embalagem. Depois de aberto, o azeite consegue ser identificado pelos consumidores.

Apesar disso, algumas dicas podem lhe ajudar na hora da escolha do produto. A primeira delas é comprar em lojas e supermercados confiáveis.

Desconfie também de promoções tentadoras, pois o óleo de oliva tem um alto custo de produção. Ou seja, um valor muito abaixo da média por ser sinal de fraude.

Outro ponto importante é identificar na embalagem o país de origem e envasamento. Isso porque o recomendado é comprar um produto que foi produzido e envasilhado no mesmo país, de preferência do mesmo produtor.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

azeite proibido Azeites proibidos brasil Marcas de azeite

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Marcas de azeite são proibidas
Play

Vídeo: homem acende cigarro e quase provoca incêndio em posto

Marcas de azeite são proibidas
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Marcas de azeite são proibidas
Play

Vídeo: mulher é flagrada agredindo a mãe com socos e puxões de cabelo

Marcas de azeite são proibidas
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

x