Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

Água gratuita vira obrigatória em eventos nos dias mais quentes

Medidas foram publicadas após morte de fã da cantora Taylor Swift

Da Redação
Por Da Redação
Norma corresponde uma ordem do ministro da Justiça Flávio Dino
Norma corresponde uma ordem do ministro da Justiça Flávio Dino - Foto: Reprodução | Freepik

A Secretaria Nacional do Consumidor publicou uma portaria que torna obrigatória a distribuição gratuita de água em eventos realizados em dias de temperatura elevada. A norma corresponde a uma ordem do ministro da Justiça Flávio Dino e tem validade de 120 dias.

A ação acontece após a morte de uma fã da cantora Taylor Swift, no último sábado, 18, no Rio de Janeiro. Dino ordenou que denúncias sobre a indisponibilidade de água nas apresentações fossem investigadas.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A portaria que prevê normas emergenciais e notificações a respeito do acesso à água em shows e espetáculos públicos foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22.

Empresas privadas responsáveis pela produção de eventos deverão:

  • Garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, em qualquer caso sem custos adicionais ao consumidor;
  • Garantir que tanto os pontos de venda de comidas e bebidas quanto os pontos de distribuição gratuita de água estejam dispostos em regiões estratégicas do local evento a fim de facilitar o acesso pelos consumidores, consideradas a estrutura física e a quantidade estimada de participantes;
  • Assegurar espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo.

Ainda de acordo com o DOU, a publicação será válida para shows realizados nesta quarta e quinta, com o objetivo de evitar "dano de difícil ou impossível reparação".

>>Prefeito do Rio de Janeiro nega morte de 3º fã de Taylor Swift

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

água dias mais quentes eventos gratuita

Relacionadas

Mais lidas