VEJA A LISTA
Bahia no ranking? ONU nomeia 8 cidades do Brasil como melhores do mundo
País passa a ser representado em premiação feita pela ONU Turismo
Por Redação

O Brasil fará parte da premiação “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo neste ano. O país será representado por oito vilas turísticas no prêmio, que foi instituído em 2021.
O ranking é uma oportunidade para promover os destinos nacionais e projetar ainda mais o país internacionalmente.
De acordo com o Ministério do Turismo, o resultado da premiação será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
As melhores cidades brasileiras selecionadas são: Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).
Leia Também:
Destes, dois destinos seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, paassará a entrar na lista das melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros.
Veja quais cidades do Brasil tentam concorrer a título:
Antônio Prado (RS)
Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Antônio Prado está situada na Serra Gaúcha, com clima temperado e paisagem marcada por vales, rios, matas e áreas produtivas.
As políticas culturais promovem a valorização de saberes tradicionais, como o artesanato, com apoio institucional à comercialização e à formação de novos artesãos, fortalecendo a transmissão de conhecimentos intergeracionais.
Cocanha (SP)
Ela é caracterizada pelo desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária, fundamentado no uso sustentável dos recursos e no reconhecimento da história local.
Instalada originalmente em local com exuberante cobertura vegetal e cercado por rica fauna e flora aquáticas, a comunidade de pescadores e maricultores artesanais possui um modo de vida baseado principalmente na pesca.
Conceição de Ibitipoca (MG)
A vila de Conceição de Ibitipoca, situada na serra de mesmo nome, é um antigo caminho dos bandeirantes na época do ouro.
A região conta com um tesouro religioso: a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, erguida no século XVIII.
Delfinópolis (MG)
A vila da Serra da Canastra valoriza os valores culturais da chamada “Cultura Canastreira” e, entre as atrações turísticas, está a sua gastronomia, incluindo a produção do Queijo Canastra.
Grão Mogol (MG)
A cidade mineira oferece “hospedagens rurais com vivências do cotidiano do produtor, em meio à natureza, paisagens do cerrado e a gastronomia mineira completam o cenário do município”.
Leoberto Leal (SC)
A pequena cidade situada na região da Grande Florianópolis tem uma economia baseada na agricultura familiar. A cidade revela-se um portal para experiências únicas, convidando os visitantes a explorar a Rota Caminho do Louvor, uma jornada de fé que conecta santuários em meio a paisagens inspiradoras.
Linha Bonita (RS)
Localizada no alto das montanhas da Serra Gaúcha, com estradas sinuosas, é cercada pela beleza da Mata Atlântica. A vila foi fundada por imigrantes italianos que buscaram no Brasil uma oportunidade para superar a fome e a pobreza que dominavam a Europa.
Piraí (SC)
Cercada por montanhas e vastos arrozais, a região destaca-se por suas belas paisagens. Possui estradas rurais que permitem pedalar, caminhar e observar a diversidade da flora e fauna locais.
A região ainda preserva sua tradição da colonização alemã, com construções em estilo enxaimel que datam do século XIX, além da tradicional Festa do Colono.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes