Capivara Filó é devolvida a influencer após decisão judicial | A TARDE
Atarde > Brasil

Capivara Filó é devolvida a influencer após decisão judicial

Agenor Tupinambá celebrou retorno do animal nas redes sociais

Publicado domingo, 30 de abril de 2023 às 19:59 h | Autor: Da Redação
Capivara foi devolvida na manhã deste domingo
Capivara foi devolvida na manhã deste domingo -

Após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas, a capivara Filó foi devolvida ao influencer Agenor Tupinambá na manhã deste domingo, 30, em Manaus. O animal havia sido entregue para o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última quinta-feira, 27, pelo jovem.

Em uma publicação nos stories, Agenor informou a novidade e agradeceu o apoio dos seguidores e da deputada estadual Joana Darc (União-AM), que acompanhou o caso em defesa do influencer. "Foi graças a essa mulher que deu tudo certo. Obrigado, gente", disse.

Agenor também compartilhou um vídeo que mostra o momento da chegada de Filó em seu habitat natural. Ela aparece comendo plantas e andando dentro na margem do rio. A capivara foi transportada em um avião.

 

  

Segundo a decisão, o juiz federal Márcio André Cavalcante decidiu que Agenor poderia levar a capivara para o seu habitat natural. Entretanto, ele precisava comprovar que o transporte seria realizado em meios seguros a partir da avaliação de um veterinário ou biólogo.

Ainda de acordo com a decisão, Agenor deverá informar à Justiça as condições de saúde da capivara periodicamente, além do livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização do animal.

>>> Leia mais: Capivara Filó vai ficar com influencer? entenda decisão da Justiça

Polêmica

Anteriormente, a deputada Joana Darc invadiu a sede do Ibama em Manaus para recuperar Filó depois da decisão que determinava a devolução da capivara ao influencer. No entanto, o documento foi assinado na madrugada deste domingo e os funcionários do órgão ainda não tinham sido notificados judicialmente.

"Eles ganharam tempo para impedir nossa fiscalização e obstruir a Justiça. Nesse armário tinham vários medicamentos vencidos, a gente tem a prova e vai comparar o antes e o depois", declarou a deputada, em uma live. Pouco tempo depois, ela estava ao lado de Agenor.

 

  

Publicações relacionadas