BRASIL
Carnaval de Salvador inspira nova tática da PM no Réveillon do Rio
Polícia Militar reforça segurança com tecnologia de ponta e agentes em meio ao público

Por Isabela Cardoso

A festa de Réveillon em Copacabana contará com um esquema de segurança inédito para proteger os mais de 2 milhões de presentes. Pela primeira vez, a Polícia Militar utilizará viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial para identificar criminosos com mandados de prisão em tempo real.
Além da tecnologia, a PM importou uma tática do Carnaval de Salvador: quatro grupamentos de 20 policiais atuarão infiltrados e dispersos entre a multidão. O objetivo é coibir furtos, roubos e brigas, garantindo uma resposta imediata em áreas de difícil acesso para viaturas comuns.
Tecnologia e monitoramento em tempo real
As viaturas com reconhecimento facial circularão em pontos estratégicos e nos principais acessos à orla da Zona Sul. O sistema cruza as imagens capturadas com o banco de dados da Secretaria de Estado de Polícia Militar, permitindo a abordagem precisa de suspeitos e foragidos da Justiça.
Leia Também:
Esta inovação amplia a capacidade de prevenção, funcionando como um "cercamento digital" nas vias de ligação de Copacabana com outros bairros. O monitoramento será constante desde o dia 31 até a dispersão total do público no dia 1º de janeiro.
Estrutura operacional na orla
O planejamento operacional para a virada do ano inclui uma combinação de diferentes modalidades de patrulhamento para cobrir toda a extensão da areia e das pistas. A operação contará com:
- Agentes em postos de observação e nos grupamentos móveis;
- Viaturas e motocicletas em vias transversais;
- Ação conjunta com órgãos de ordenamento urbano e segurança municipal.
A expectativa da Secretaria de Segurança é que o uso da tecnologia inédita e a nova dinâmica de policiamento ostensivo reduzam drasticamente os índices de criminalidade durante a maior celebração popular da cidade.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



