Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Coordenador da FUP lança Comitê Soberano e cita desmonte de setores

Espaço será inaugurado no sábado, 13, em Salvador

Redação

Por Redação

12/12/2025 - 20:20 h
Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar
Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar -

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, lança na manhã de sábado, 13, às 9h, o Comitê Brasil Soberano. O lançamento acontece no Clube dos Empregados da Petrobras, no Jardim Armação, em Salvador.

O espaço, de acordo com Bacelar, tem como objetivo garantir a defesa de setores estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento da Bahia e do país.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A riqueza do Brasil é do Brasil, e é por isso que não abrimos mão da soberania nem do nosso futuro. Já vimos recentemente o que aconteceu, quando setores estratégicos foram não somente ameaçados, mas totalmente desmontados, a exemplo da Petrobras Distribuidora, que foi privatizada, ou da Refinaria Landulpho Alves, que foi vendida para o Grupo Mubadala, dos Emirados Árabes, pela metade do seu valor”, disse ele.

Bacelar, que também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do governo Lula (PT), continuou: “Quando querem entregar o que pertence ao povo ou desmontar estruturas fundamentais para o desenvolvimento da Bahia e do país, é nossa responsabilidade organizar a defesa coletiva”.

De acordo com o sindicalista, a iniciativa foi proposta pelo Núcleo Petroleiro, no âmbito da Plataforma Operária e Camponesa pela Água e Energia, e reúne movimentos sociais, lideranças sindicais e políticas.

Leia Também:

No Comitê será possível reunir as entidades comprometidas com a pauta desenvolvimentista do país, consolidando uma articulação política e social para garantir a defesa dos recursos estratégicos do país, a exemplo do petróleo e das terras raras.

“Entendemos que a soberania brasileira vem sendo pressionada em diferentes frentes, conforme os interesses econômicos que se impõem sobre setores estratégicos. Nesse contexto, defender soberania significa garantir que decisões fundamentais sobre o futuro do país permaneçam sob controle do povo brasileiro, assegurando desenvolvimento, empregos, indústria e democracia”, destacou Bacelar.

O Comitê Brasil Soberano também se propõe a ampliar o debate público sobre temas como soberania energética, hídrica e digital, reconhecendo que o controle sobre dados, informação e tecnologia passou a ocupar papel central nas disputas políticas contemporâneas.

“Vamos integrar trabalhadores do campo e da cidade, movimentos sociais, entidades sindicais e lideranças comprometidas com um projeto nacional soberano”, informou Bacelar.

Durante o lançamento, haverá a participação de dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais e mensagens em vídeo de apoiadores que não puderam estar presentes, reafirmando a importância da unidade na defesa do patrimônio nacional e dos interesses estratégicos do Brasil.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Deyvid Bacelar FUP

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar
Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x