VINHEDO
Copiloto da VoePass pediu para “dar potência” antes da queda do avião
A informação foi obtida das 2h de áudio do gravador do avião
Por Da Redação
Antes do avião da VoePass cair em Vinhedo (SP), o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva pediu para “dar potência” para impedir a queda. A informação foi obtida das 2h de áudio do gravador do avião, transcrito por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
No trecho da gravação, obtido pelo Jornal Nacional, da TV Globo, o copiloto percebeu que o avião estava perdendo sustentação, e questionou o piloto, Danilo Santos Romano, o que estava acontecendo naquele momento e pediu para dar potência à aeronave.
Leia mais:
>> Após seis dias do acidente da Voepass, avião de pequeno porte cai no MT; vídeo
>> Voepass é notificada pelo Ministério da Justiça após queda de avião
>> Dados de caixas-pretas de avião que caiu em SP são extraídos com êxito
Cerca de um minuto foi o tempo que demorou entre a percepção da perda de altitude pelos pilotos até o contato da aeronave com o solo. Segundo reportagem do Jornal Nacional, os últimos registros dos gravadores foram os gritos da tripulação durante o minuto de queda.
Mesmo com os áudios da cabine, ainda não foi possível confirmar as causas do acidente com o ATR 72. O excesso de gelo nas asas do avião, como causa da tragédia, não foi confirmado nem descartado.
O entendimento de alguns diálogos também teria sido dificultado em razão do barulho das hélices, localizadas próximo à cabine
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes