Covid-19: cidades voltam a recomendar uso de máscara | A TARDE
Atarde > Brasil

Covid-19: cidades voltam a recomendar uso de máscara

Alguns surtos e aumento de casos da doença são registrados no Brasil

Publicado sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 11:24 h | Autor: Da Redação
Na Bahia, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) informa o total de 281 casos ativos de Covid-19
Na Bahia, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) informa o total de 281 casos ativos de Covid-19 -

Meses após o uso de máscaras serem desobrigados no Brasil, algumas cidades voltaram a recomendar que seus habitantes retomem uso do item de segurança após um aumento no número de casos de Covid-19. A recomendação também acontece em meio a uma estagnação da vacinação, conforme apontado em boletim recente da Fiocruz. 

As cidades de Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e Poços de Caldas (MG) já recomendaram a volta do uso de máscara em locais fechados. Já Belo Horizonte (MG), em que duas escolas suspenderam as aulas por conta de surtos de Covid-19, já cogita até mesmo retomar a obrigatoriedade do item de proteção individual.

“O cenário atual ainda é motivo de preocupação. A ocorrência de internações tem sido consistentemente maior entre idosos, quando comparados aos adultos. Além disso, o surgimento de novas variantes, que podem escapar da imunidade produzida pelas vacinas existentes, constitui uma preocupação permanente”, afirmam pesquisadores da Fiocruz, em boletim divulgado nesta semana. 

De acordo com a Fiocruz, na população acima de 25 anos, a cobertura no território nacional para o esquema vacinal completo é de 80%. No entanto, em relação às faixas etárias, os dados mostram que a terceira dose nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória. 

Na Bahia, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) informa o total de 281 casos ativos de Covid-19 e uma taxa de ocupação de 18% na UTI adulta, que conta com 210 leitos. 

Publicações relacionadas