INFLAÇÃO
Ex-diretora do BC diz que pacote fiscal de Lula foi insuficiente
Economista, Fernanda Guardado, afirmou que contas públicas não tiveram equilíbrio
Por Redação

A ex-diretora do Banco Central, Fernanda Guardado, afirmou que as medidas do pacote fiscal do governo Lula (PT) foram insuficientes para equilibrar as contas públicas do Brasil.
De acordo com Fernanda, a curva de juros está em níveis altos por causa da alta dívida do país em relação a outros países, e que a política fiscal ajudou a impulsionar o consumo e dificultou o trabalho do Banco Central para controlar a inflação.
Leia Também:
Fernanda Guardado, 45 anos, foi diretora de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central de 2021 até 2023, indicada pelo governo Jair Bolsonaro (PL).
A economista reiterou que o pacote fiscal do final de 2024 foi um desenvolvimento importante e muito bem-vindo no sentido de limitar um pouco mais o crescimento das despesas dentro do orçamento, inclusive com a limitação do reajuste real do salário mínimo que foi proposto naquele momento.
Guardado relembrou também que a medida não foi suficiente para limitar o ritmo de crescimento das despesas de forma a garantir o tipo de resultado que é necessário do ponto de vista de sustentabilidade das políticas públicas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes