BRASIL
Governo Federal lança plataforma para unificar informações imóveis rurais
Aplicativo permite visualizar cadastros e baixar documentos de diferentes bases de dados do governo
Por Da Redação

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 23, o aplicativo Meu Imóvel Rural, que visa unificar as informações de imóveis rurais brasileiros, visualizar cadastros e baixar documentos de diferentes bases de dados do governo.
Leia Também:
O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), como parte da estratégia de avanço do governo federal na agenda digital, que também contou com a futura implementação da biometria obrigatória para o recebimento de benefícios sociais.
A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, é um exemplo concreto do uso unificado de bases de dados para melhorar uma política pública.
“O app Meu Imóvel Rural é um exemplo de como a interoperabilidade e as ferramentas da IND facilitam a vida das pessoas. A partir dele, o proprietário rural não precisa mais acessar três sistemas diferentes para obter dados e identificar pendências ambientais, fundiárias e fiscais do seu imóvel”, explicou.
O Meu Imóvel Rural irá integralizar processos de três bancos de dados: o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), e o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR), permitindo assim que o usuário consulte as informações dos três centralizadas em um único ambiente, dando agilidade ao processo.
O aplicativo já está disponível para todas as pessoas físicas que possuem imóveis rurais (proprietários e possuidores de terra) e tenham conta no GOV.BR. A partir de novembro de 2025, também poderá ser usado por pessoas jurídicas detentoras de imóveis rurais.
Benefícios
Segundo públicação do governo federal, o aplicativo dará agilidade ao processo de consulta de dados e documentos dos imóveis rurais, já que permitirá que o usuário consulte todos dados em um único banco, quando anteriormente precisaria entrar em três.
Além disso, o governo cita os principais pontos:
- facilita o acesso à informação e aumenta a transparência do governo federal sobre os dados de imóveis rurais;
- oferece mais clareza para os proprietários sobre os dados de seus imóveis incluídos nos diferentes cadastros, inclusive, possibilitando verificar as inconsistências entre eles;
- facilita a organização e o acesso a documentos exigidos no processo de solicitação de crédito rural;
- poupa tempo e aumenta a autonomia do detentor do imóvel ao disponibilizar dados e informações exigidos para acessar políticas públicas.
Para saber mais sobre o Meu Imóvel Rural, acesse: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/meu-imovel-rural
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes