NOVIDADE
IBGE lança mapa-múndi "invertido" que coloca Brasil no centro
Material tem como objetivo ressaltar o protagonismo do país em debates internacionais
Por Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira, 7, uma nova versão do mapa-múndi com o Brasil no centro e “de ponta-cabeça”. Chamado de “mapa invertido”, o material tem como objetivo ressaltar o protagonismo do país em debates internacionais.
De acordo com o IBGE, o mapa destaca países que integram os Brics, o Mercosul, as nações de língua portuguesa e o bioma amazônico. Também estão sinalizadas cidades brasileiras ligadas a fóruns globais: o Rio de Janeiro, como capital dos Brics; Belém, sede da COP 30; e o Ceará, onde ocorrerá o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global.
“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como o Brics e o Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, afirmou o presidente do IBGE, Márcio Pochmann.
Pochmann também afirmou que o mapa do mundo ao contrário “estimula a reflexão sobre como nos vemos nesse novo mundo em que as transformações ocorrem mais rapidamente e exigem um protagonismo brasileiro ainda maior”.
Leia Também:
Márcio tem tido um presidência considerada controversa. Em janeiro deste ano, por exemplo, servidores do IBGE divulgaram uma carta aberta na qual criticaram a gestão dele, chamando-o de autoritário por criar
órgãos e gerir ações sem diálogo com os quadros técnicos, a comunidade científica e a sociedade. O que, para eles, está “colocando em risco a soberania geoestatística brasileira”.
No mesmo documento, os servidores alegam que outras decisões de Pochmann pegaram os servidores do IBGE de surpresa.
O novo mapa-mundi invertido foi colocado à venda pela instituição no seu site oficial ou nas livrarias do próprio IBGE, localizada na Casa Brasil IBGE, no Palácio da Fazenda, na cidade do Rio de Janeiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes